Foto: Arquivo/OBemdito
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza no próximo dia 19 de abril (uma sexta-feira) o 1° Mutirão para Emissão da Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), documento criado em 2020 pela Lei Nº 13.977 – conhecida como Lei Romeo Mion – que facilita a identificação e dá prioridade no atendimento em setores públicos e privados, como acesso à saúde e à educação, entre outros.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, o Mutirão será no Centro da Juventude Agnaldo Mackert (Ceju) das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. “É uma ótima oportunidade para que pais e responsáveis possam solicitar e imprimir a CipTEA, solicitada em atendimentos prioritários de saúde, supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. É um serviço disponibilizado pela prefeitura de Umuarama gratuitamente”, observa.
A CipTEA, segundo Dayanne, está prevista na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e para solicitar o documento a família deve apresentar, em primeiro lugar, o laudo clínico, que é o relatório médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). “Também é preciso levar um requerimento contendo dados como nome completo, filiação, local e data do nascimento, carteira de identidade, CPF, tipo sanguíneo, endereço residencial e telefone, uma foto 3×4 e assinatura ou impressão digital do interessado”, detalha, indicando que também é necessário apresentar documentos da pessoa cuidadora.
Com validade de cinco anos, a carteirinha ainda exige que a família mantenha os dados cadastrais atualizados e que, sempre que for renovada, o número de identificação seja mantido. “Isso porque ele permite a contagem das pessoas com TEA no território nacional. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta habilidades sociais e outros comportamentos do indivíduo, além de trazer dificuldades na interação social, mudando a forma como aquela pessoa percebe e se comunica com o mundo”, explica a secretária.
CUIDADOS MULTIPROFISSIONAIS
Responsável pela Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, conta que crianças e adultos com TEA podem apresentar diferentes níveis de necessidades de suporte – 1) leve, 2) moderado e 3) severo. “Isso significa que, enquanto alguns têm facilidade de realizar qualquer atividade pessoal e da vida diária, outros precisam de apoio para as atividades básicas, como tomar banho, se vestir e se alimentar”, comenta.
A rede de atenção às pessoas com TEA em Umuarama oferece atendimento multidisciplinar, com terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista e médico, entre outros. “Por isso o mais indicado é que, ao perceber ou ser alertada dos sinais de TEA, a família busque ajuda do pediatra, neuropediatra (ou neurologista infantil) ou psiquiatra infantil, sendo a porta de entrada as unidades básicas de saúde (UBSs)”, relata.
SERVIÇO – MUTIRÃO PARA EMISSÃO DE CARTEIRINHA DE AUTISTA – Data: 19/04/2024 (sexta-feira) – Horário: das 8h às 17h – Local: CEJU (Centro da Juventude) – Av. Goiânia n° 3536 – Zona VI – ao lado da UBS Bem-Estar – Informações: (44) 3906-1020.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais