Fotos: Colaboração/OBemdito
O umuaramense Eduardo Ferro que mora no bairro Jardim das Garças III, entrou em contato com OBemdito para denunciar um crime ambiental. Segundo ele, novamente a Sanepar despejou esgoto em um dos rios da localidade, por volta das 22 horas de domingo, resultando em mau cheiro e diversos problemas para os moradores da área.
“Eles têm o costume de soltar no domingo à noite porque sabem que não temos a quem recorrer. Está tudo fechado então abusam da gente. Não dava pra jantar com o cheiro forte de esgoto”, relatou Eduardo.
Segundo uma nota enviada pela Sanepar, houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto próxima à região, e o sistema ficou paralisado por alguns minutos até que fosse realizado o acionamento manual.
Conforme a instituição o bombeamento está operando normalmente, o fluxo do esgoto segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento e a empresa está elaborando o projeto para implantação de uma nova unidade no local para evitar que problemas operacionais afetem o fluxo do esgoto.
OBemdito também entrou em contato com o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luis Carlos Borges Cardoso, que informou que nenhuma denúncia chegou para eles até o momento.
Em 14 de fevereiro, OBemdito fez uma reportagem onde a mesma situação ocorreu. A moradora Eliane da Silva Neves, que também reside próximo ao local, relatou que esgoto havia sido despejado na madrugada e que eles só interromperam o despejo após os moradores começarem a filmar e a imprensa aparecer.
O IAT pede que a população denuncie os casos de crime ambiental pelo WhatsApp (41) 9554-2609. Este canal está à disposição 24h por dia e eles frisam que o quanto antes conseguirem coletar as amostras, maiores são as chances de as empresas serem responsabilizadas.
“Sobre a reclamação de vazamento de esgoto na região do Jardim das Garças, em Umuarama, a Sanepar informa que houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto que fica próxima a esta região. O sistema ficou paralisado até que fosse feito o acionamento manual. O bombeamento voltou a operar normalmente às 22h30 do domingo (31) e o fluxo do esgoto seguiu e segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento.
A Sanepar está elaborando o projeto para implantação de uma nova unidade no local para evitar que problemas operacionais afetem o fluxo do esgoto.”
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais