Fotos: Colaboração/OBemdito
O umuaramense Eduardo Ferro que mora no bairro Jardim das Garças III, entrou em contato com OBemdito para denunciar um crime ambiental. Segundo ele, novamente a Sanepar despejou esgoto em um dos rios da localidade, por volta das 22 horas de domingo, resultando em mau cheiro e diversos problemas para os moradores da área.
“Eles têm o costume de soltar no domingo à noite porque sabem que não temos a quem recorrer. Está tudo fechado então abusam da gente. Não dava pra jantar com o cheiro forte de esgoto”, relatou Eduardo.
Segundo uma nota enviada pela Sanepar, houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto próxima à região, e o sistema ficou paralisado por alguns minutos até que fosse realizado o acionamento manual.
Conforme a instituição o bombeamento está operando normalmente, o fluxo do esgoto segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento e a empresa está elaborando o projeto para implantação de uma nova unidade no local para evitar que problemas operacionais afetem o fluxo do esgoto.
OBemdito também entrou em contato com o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luis Carlos Borges Cardoso, que informou que nenhuma denúncia chegou para eles até o momento.
Em 14 de fevereiro, OBemdito fez uma reportagem onde a mesma situação ocorreu. A moradora Eliane da Silva Neves, que também reside próximo ao local, relatou que esgoto havia sido despejado na madrugada e que eles só interromperam o despejo após os moradores começarem a filmar e a imprensa aparecer.
O IAT pede que a população denuncie os casos de crime ambiental pelo WhatsApp (41) 9554-2609. Este canal está à disposição 24h por dia e eles frisam que o quanto antes conseguirem coletar as amostras, maiores são as chances de as empresas serem responsabilizadas.
“Sobre a reclamação de vazamento de esgoto na região do Jardim das Garças, em Umuarama, a Sanepar informa que houve um problema elétrico na estação de bombeamento de esgoto que fica próxima a esta região. O sistema ficou paralisado até que fosse feito o acionamento manual. O bombeamento voltou a operar normalmente às 22h30 do domingo (31) e o fluxo do esgoto seguiu e segue pela tubulação de forma regular até a estação de tratamento.
A Sanepar está elaborando o projeto para implantação de uma nova unidade no local para evitar que problemas operacionais afetem o fluxo do esgoto.”
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais