Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Lançoni
Umuarama 69 anos
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Moradores do Jardim Viena reclamam que estão há 15 dias sem coleta de lixo no bairro

Prefeitura afirma que, nesta terça-feira (2), uma equipe fará a coleta e os resíduos serão recolhidos

Foto: Colaboração/OBemdito
Moradores do Jardim Viena reclamam que estão há 15 dias sem coleta de lixo no bairro
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 1 de abril de 2024 às 17h36 - Modificado em 2 de abril de 2024 às 07h32
Porto Camargo
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Cupom Local
Lançoni

Moradores do Jardim Viena III entraram em contato com OBemdito nesta segunda-feira (1º) para reclamar da falta de coleta de lixo no bairro. Segundo os moradores, a empresa responsável pela coleta não passa no local para recolher o lixo há mais de 15 dias. Por isso, além de não terem mais local para depositar o lixo, o cheiro ruim já é sentido em todo o bairro.

“Os lixos estão amontoados, não há onde colocar mais. Já falamos com vários vereadores e, como a prefeitura não toma a frente, está tudo um caos. Tem diversas residências que têm crianças pequenas, então é lixo com fralda suja, o cheiro não está nada legal”, afirmou Emanuelle Fernanda de Souza Mantovani Nascimento, que reside na Rua Antônia Fracasse Gomes.

Conforme ela, o problema também é registrado nos bairros Viena I e Viena II. “Os cachorros e gatos espalham os lixos, está bem complicado. Se eles não vierem recolher, vamos pegar e catar aqui [lixo] e levar tudo na prefeitura”, argumentou.

Outra moradora, que reside na rua Floripes Abreu Faneco, afirma que a situação está insuportável. Ângela Volpe Santos destaca que os moradores já realizaram diversos protocolos na prefeitura sobre a situação, mas que até o momento, nada foi feito. “Vamos para a terceira semana sem coleta de lixo. Tem bastante morador reclamando porque já está dando larvas”, afirmou.

Segundo ela, além do problema da coleta de lixo, que não é feita desde o último dia 15 de março, existem outros problemas como buracos nas ruas e falta de iluminação pública, que também já teriam sido relatados. “Até o momento não temos nenhum tipo de resposta”, afirmou.

OBemdito entrou em contato com a prefeitura de Umuarama para saber o posicionamento do órgão sobre a situação. Em nota, a Assessoria de Comunicação afirmou que “de acordo com o setor da coleta de lixo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, apenas no último sábado (30), por conta do feriado da Páscoa, não houve coleta regular no bairro”, e que “nesta terça-feira (2), uma equipe da prefeitura fará uma coleta e os resíduos descartados pela população local serão recolhidos”.

No último dia 26, funcionários da empresa Contestado Resíduos, responsável pela coleta de lixo na cidade, fizeram uma manifestação para cobrar melhores condições de trabalho. Durante o protesto, que foi acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho, eles relataram a falta de intervalos para almoço e de EPIs (equipamentos de proteção individual), além da sobrecarga de trabalho e extrapolação das horas trabalhadas por turno, que não estariam sendo remuneradas.

Em nota, naquele momento, a prefeitura de Umuarama disse que a coleta de lixo orgânico está dentro do pactuado em contrato e que o serviço estava sendo realizado de forma adequada.

“A Prefeitura de Umuarama reforça que o contrato de prestação de serviço de coleta de lixo orgânico em vigor, firmado mediante licitação e iniciado em janeiro de 2023, está sendo devidamente cumprido pela empresa. Desde o início da vigência, as intercorrências pontuais foram sanadas após notificações emitidas pelo município, sem que houvesse a necessidade de abertura de processo administrativo”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel