Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Polícia Civil pede prisão preventiva de homens que fizeram padre de Xambrê refém

Dois homens foram detidos em flagrante por tentativa de latrocínio e o terceiro por roubo majorado. Um deles saiu da cadeia ontem

Fotos: 25 BPM PMPR
Fotos: 25 BPM PMPR
Polícia Civil pede prisão preventiva de homens que fizeram padre de Xambrê refém
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de março de 2024 às 15h38 - Modificado em 28 de março de 2024 às 18h53
Gastro Umuarama

As equipes da Polícia Militar (PM) e Civil (PCPR) divulgaram mais detalhes sobre a situação de roubo agravado cometida contra um padre de Xambrê nesta quinta-feira (28). O padre Carlos Rampani, da paróquia Nossa Senhora do Carmo, foi feito refém e posteriormente os criminosos foram localizados com o veículo em Umuarama.

O crime começou por volta das 5h50 quando dois homens renderam o religioso de 58 anos em Xambrê, o agrediram e roubaram cerca de R$ 2,8 mil em espécie, um aparelho celular, um veículo SpaceFox de cor prata, um botijão de gás e um aparelho de televisão.

O padre foi encontrado na região da prainha do rio Xambrê. Ele estava ferido e em estado de choque, sendo socorrido por pessoas que passavam pelo local. Em nota, a assessoria da Diocese informou que Rampani foi encaminhado para atendimento médico em um hospital de Umuarama. Ele está bem, porém ficou muito assustado.

Os populares que encontraram o padre indicaram que os criminosos seguiram com o veículo do sacerdote em direção a Umuarama. A PM verificou através de câmeras de segurança que o carro tinha passado pela cidade.

Por volta de 7h05 a central da PM recebeu uma ligação informando que dois indivíduos haviam descido de um veículo SpaceFox prata com camisetas cobrindo os rostos e insinuando estarem armados. Eles saíram correndo da Avenida Presidente Castelo Branco em direção a Praça Santos Dumont. Após buscas, as equipes conseguiram abordar os suspeitos.

Com um deles foi localizado um aparelho celular compatível com o que foi roubado da vítima, além de R$ 2.843,00 em espécie. Os homens foram questionados e confessaram a autoria do crime cometido em Xambrê.

O automóvel foi localizado na rua Governador Ney Braga, trancado, não sendo possível localizar a chave. O veículo possuía manchas de sangue. Foram acionados o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil para as investigações pertinentes. Os detidos foram encaminhados para a Delegacia.

TERCEIRO PRESO

A Delegada de Xambrê, Maria Julia Gonçalves, informou que ratificou as prisões em flagrante delito de C.M.D.O (22 anos) e W.D.S.A (25 anos). No curso das diligências, e equipe de investigação da Delegacia de Polícia de Xambrê apurou o envolvimento de um terceiro homem no crime, cuja participação foi confirmada por um dos criminosos. Diante da nova informação, e em caráter ininterrupto, a equipe da Polícia Civil de Xambrê identificou e qualificou R.S.V (26 anos), que também foi detido.

INVESTIGAÇÃO

A delegada Maria Julia divulgou mais detalhes de como o crime aconteceu. Os suspeitos surpreenderam a vítima quando ela saía para caminhar e, mediante ameaça exercida com emprego de arma branca (facas) e violência física, praticaram o roubo.

Em ato seguido, os indivíduos amarraram os pés e mãos do padre e forçaram sua entrada no banco de trás do VW/Space Fox, onde também estavam C.M.D.O e W.D.S.A, que praticaram novas agressões contra o refém.

Na altura do rio Xambrê, o pároco conseguiu saltar do automóvel em movimento. Os ocupantes, em aparente manobra em marcha ré, atropelaram propositalmente a vítima e fugiram. Após ser localizado, o padre recebeu os primeiros atendimentos médicos no município de Xambrê e, posteriormente, foi transferido para Umuarama, onde permanece internado.

Conforme a delegada, C.M.D.O é reincidente e portador maus antecedentes e W.D.S.A também é reincidente, portador de maus antecedentes e saiu da cadeia pública de Umuarama na última quarta-feira (27). Os dois foram flagranteados pelo crime de latrocínio tentado. Já R.S.V tem indicativo de maus antecedentes e foi detido em flagrante por roubo majorado.

A Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos três, para que eles permaneçam acautelados após eventual homologação do flagrante pela Autoridade Judicial competente.

Nesta oportunidade a Polícia Civil do Paraná, por intermédio da Delegacia de Xambrê, enaltece a cooperação e integração de esforços com a Polícia Militar, em prol da segurança da população paranaense.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.