Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Almoço da Sexta-Feira Santa ganha toque especial com criação do chef Ederson Gimenez

A pedido de OBemdito, o chef elaborou um prato que é prático e com valor mais acessível

Almoço da Sexta-Feira Santa ganha toque especial com criação do chef Ederson Gimenez
Stephanie Gertler
OBemdito
27 de março de 2024 19h21

O almoço da Sexta-Feira Santa reúne famílias e costuma ser um momento de dedicação no preparo dos alimentos. Para auxiliar os leitores na escolha do prato, OBemdito conversou com o chef de cozinha Ederson Gimenez que criou uma receita prática e mais acessível semelhante à bacalhoada.

O prato utiliza ingredientes simples como batata inglesa, ovo, cebola, tomate, leite, azeite ou óleo, farinha de rosca, farinha de trigo e filé de abrótea, uma opção saborosa e mais econômica que o bacalhau.

“Essa receita é muito parecida com o bacalhau com natas, um prato típico de Portugal. Fazemos algumas adaptações, como a mudança do peixe. Usei abrótea porque tem um custo bem inferior aos demais, tornando mais viável para as pessoas, especialmente para quem tem uma família grande. Os legumes também são mais acessíveis e, para gratinar, optei por usar a farinha de rosca”, observou o chef.

Na Sexta-feira Santa muitos fiéis católicos substituem a carne vermelha pelo peixe. Alguns inclusive adotam essa prática durante toda a quaresma. Porém, não são apenas os católicos que podem desfrutar do menu especial apresentado pelo chef; qualquer pessoa que queira saborear um prato delicioso com um preço acessível têm a posibilidade de experimentar essa receita.

“Optei por usar leite e fazer um molho bechamel, já que a nata também está com um valor elevado. Então, o bechamel é uma ótima opção, tornando o prato mais barato e acessível para qualquer pessoa fazer em casa”, finalizou Ederson.

Confira a receita:

Peixe da Família

  • 600 gramas de Abrótea – que pode ser substituído por Cação, Pescada, Pirarucu ou Merluza;
  • 1 unidade de batata cozida e cortada em rodelas;
  • 2 unidades de ovos cozidos;
  • 1 unidade de cebola em lâminas – opcional;
  • 1 unidade de tomate picado ou lâminas;
  • 100 gramas de farinha de rosca ou de pão ralado;
  • 150 ml de leite;
  • 50 ml de azeite ou óleo;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • Sal a gosto.

Preparo

Tempere com sal os filés de peixe cortados em quatro partes iguais e leve para dourar em um frigideira aquecida e com azeite. Doure os dois lados, adicione o leite e deixe em fogo baixo por 5 minutos. Retire os peixes e reserve.

Adicione a farinha de trigo ao leite que ficou na frigideira e mexa bem até engrossar e ficar cremoso. Reserve.

Em um recipiente, coloque as batatas, o peixe, as cebolas, os tomates, cubra com o creme, os ovos (cortados em rodelas ou quatro partes iguais) e salpique a farinha de rosca. Leve ao forno aquecido por 15 minutos para gratinar, sirva acompanhado de arroz.

O chefe disse que também fica gostoso adicionar azeitonas, brócolis, pimentões ou queijo ralado para gratinar.

O custo total do prato é de R$ 32 em média e serve até quatro pessoas.

O chef Éderson Gimenez trabalha no restaurante Távola Di Bacco, especializado em alta gastronomia com preço acessível. A casa está localizada na avenida Paraná 6341, Zona III, em Umuarama. O telefone para reservas e informações é (44) 99911-4442. Siga o Instagram aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.