Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Levo Alimentos despacha primeiro contêiner de cortes de frango com destino à China

A Levo Alimentos despachou, nesta segunda-feira (25), o primeiro contêiner de 25 toneladas de cortes de frango de Umuarama com […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Levo Alimentos despacha primeiro contêiner de cortes de frango com destino à China
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 25 de março de 2024 às 16h39 - Modificado em 25 de março de 2024 às 17h50
Gastro Umuarama

A Levo Alimentos despachou, nesta segunda-feira (25), o primeiro contêiner de 25 toneladas de cortes de frango de Umuarama com destino à China. O contêiner foi lacrado na presença de diversas autoridades e, na sequência, foi expedido com destino ao Porto de Paranaguá. Há 10 dias que o governo Federal habilitou 6 frigoríficos paranaenses para exportar carne para o país asiático, entre eles, a Levo, marca do grupo Plusval.

“A conquista da habilitação para a China representa maiores oportunidades para a companhia, para os integrados, para os funcionários e para que no futuro possamos ter crescimento, melhor distribuição de renda e maior empregabilidade e reconhecimento aos colaboradores. A conquista é fundamental para os nossos próximos passos de crescimento”, afirmou o gerente de Operações da Plusval, Fábio Roberto Loch.

O deputado Federal Zeca Dirceu (PT-PR), que também participou da expedição da carga, destacou o processo de habilitação para que a empresa pudesse passar a exportar para a China. “Essa decisão do governo chinês, depois de seis anos de não habilitar nenhuma planta brasileira, de voltar a habilitar, tem um significado muito grande porque vai impactar as indústrias que vão ter uma renda maior e uma capacidade de vender mais. Elas vão precisar produzir mais, isso acaba gerando mais empregos na indústria e também mais produção na área rural”, destacou o deputado.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Ceranto, a conquista do mercado chinês é um divisor de águas para a economia da cidade. “Isso fomenta a nossa indústria e abre as portas de Umuarama para o mundo. Começa abertura para nós alcançarmos outro patamar na nossa industrialização. Um momento muito importante para nosso município que fica na nossa história”, pontuou.

A primeira carga com destino à China foi inspecionada por técnico do SIF (Selo de Inspeção Federal) e por um veterinário do Ministério da Agricultura. Logo em seguida, foi selada na presença das autoridades municipais que colocaram um lacre que só será removido do contêiner no destino final. Assim que chegar no Porto de Paranaguá, o contêiner será embarcado em um navio e viajará entre 40 a 50 dias, até chegar à China.

A Levo Alimentos vai atender a demanda chinesa com o meio da asa, a asa inteira, perna de frango, pés de frango, entre outros. Atualmente, a empresa abate cerca de 160 mil frangos por dia e emprega 1.800 funcionários diretos.

O segmento tem potencial que pode gerar mais três mil postos de trabalho indiretamente – entre cooperados, prestadores de serviços, entre outros – para cada emprego dentro da indústria, ou seja, um impacto de seis mil trabalhadores envolvidos diretamente e indiretamente.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.