Umuarama

Projeto de alunos do IFPR Umuarama ganha o primeiro lugar nacional na Febrace

A equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Umuarama teve uma conquista histórica na última sexta-feira (22). O projeto apresentado pelos alunos da Capital da Amizade ficou com o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Os estudantes Lucas Araújo e Alan Carneiro, ambos formados no curso técnico integrado ao ensino médio em Química em 2023, e Giovanna Prado, atualmente no 3º ano do mesmo curso, estiveram em São Paulo para a apresentação que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 17 e 22 de fevereiro. O professor e doutor em Física, Otávio Akira Sakai, é o orientador da pesquisa.

O projeto de pesquisa “Nanocurativos Biodegradáveis: Obtenção de Compósitos entre Nanopartículas Metálicas e Alginato de Sódio” foi campeão na categoria Ciências Biológicas. Além disso, o professor Otávio foi nomeado como melhor orientador do estado do Paraná.

Agora o trabalho dos alunos de Umuarama será publicado na revista InCiência e a equipe ganhou uma viagem para o Regeneron ISEF em Los Angeles. A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira anual de ciências nos Estados Unidos. É de propriedade e administrada pela Society for Science, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington, DC.

O vídeo abaixo explica como funciona a pesquisa dos estudantes do IFPR Umuarama:

OBemdito conversou na tarde deste sábado (23) com o diretor-geral do campus, Carlos José Dalla Nora, que comemorou o resultado. “O pessoal está em êxtase com a conquista. Mostra o nível da pesquisa, ensino e extensão dos alunos do ensino médio técnico. Nos deixa muito satisfeitos”, disse.

Na última semana OBemdito havia conversado com o professor Otávio Sakai, que falou sobre a pesquisa desenvolvida pelos estudantes. “Acredito que o biofilme pode ser um produto tecnológico para ser associado ao tratamento de feridas que necessitam de antibióticos”.

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Prazo de inscrição no PSS da Educação para rede estadual termina nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR) prorrogou as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado…

9 horas ago

Prefeitura autoriza PSS em Umuarama com 5 vagas e salários de até R$ 5.130,62

A Prefeitura de Umuarama autorizou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação…

10 horas ago

Umuarama: Vídeo mostra condutor atropelando menino, dois cães e fugindo sem prestar socorro

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o condutor de…

10 horas ago

Por que “todo mundo” está alérgico? O que a ciência diz sobre o boom das alergias

Dados alarmantes mostram que 1 bilhão de pessoas sofrem com alergias no mundo. Especialista explica…

11 horas ago

Vítimas decidem representar contra suspeito de ameaças em Umuarama

A Polícia Militar atendeu, com apoio do Samu, uma ocorrência de ameaça na manhã desta…

11 horas ago

Colisão traseira entre Jeep Compass e Honda Biz deixa jovem ferido em Umuarama

Uma colisão traseira envolvendo um Jeep Compass e uma Honda Biz deixou um jovem de…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais