Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Alunos das 22 escolas municipais realizam atividades pelo Dia Mundial da Água

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março […]

Alunos das 22 escolas municipais realizam atividades pelo Dia Mundial da Água
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de março de 2024 às 15h28 - Modificado em 23 de março de 2024 às 15h32
Gastro Umuarama

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março com o objetivo de abordar um dos temas mais importantes para a vida humana: a preservação e os cuidados com os recursos hídricos. E as 22 escolas que compõem a Rede Municipal de Educação não ficaram de fora: 6.011 alunos do 1° ao 5° ano desenvolveram atividades diversas relacionadas à importância da água.

A Secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, conta que as comemorações ao Dia Mundial da Água não se concentram em um dia específico, pois estão sugeridas nos conteúdos do planejamento do Componente Curricular de Ciências.

“Entre as ações, os alunos aprenderam sobre relevo, cobertura vegetal, rios, meio ambiente como um todo, bem como os perigos que a degradação dessas áreas traz para todos os seres vivos. Ninguém vive sem água, um elemento sagrado, por isso essa data não passa em branco nas atividades desenvolvidas em sala de aula”, pontua.

Como forma de estimular ainda mais o envolvimento dos alunos nas ações pelo Dia Mundia da Água, a Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a Sanepar na realização do ‘Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade’, desenvolvido pela consultoria JPR Ambiental por solicitação da Companhia de Saneamento do Paraná, que investe na difusão de ideias para o consumo consciente da água.

“O projeto tem como base os chamados 5-R: repensar, reduzir, reutilizar, recusar e reciclar. São atitudes que, se colocadas em prática, garantem água para as futuras gerações”, observa.

Super-heroína

Além de jogos, brincadeiras, exposições, mostras, pesquisas e trabalhos em grupo, o ‘Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade’ da Sanepar também contou com a realização de dois espetáculos teatrais encenados nas escolas Senador Souza Naves e Tempo Integral.

“O enredo fala sobre como é importante economizar água, questiona se as famílias dos alunos têm o costume de desperdiçar a água e quais ações podemos fazer para o uso consciente da água. E o destaque é a presença da super-heroína Sane, que luta contra os vilões que gastam água sem necessidade, que poluem rios e mares, que desrespeitam a natureza e que não pensam no futuro da humanidade”, detalha Elisangela dos Reis, coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação.

Ela analisa que vivemos em um mundo que traz, cada vez mais, a importância de repensar a Educação como aliada no processo de conscientização para uma vida sustentável.

“Temos na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), entre outros objetivos, exatamente a educação ambiental voltada à sustentabilidade. Desta maneira as escolas implantam no currículo projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU”, explica.

O prefeito Celso Pozzobom acrescentou que, quando se trata da água, é preciso criar constantemente novas posturas em relação aos hábitos de consumo, deixando claro que mudanças assim podem refletir em bons resultados em caráter global.

“A poluição das águas, o desperdício e a degradação ambiental (por exemplo, das nascentes, áreas de recargas e dos rios) são os principais causadores da escassez da água. Por isso é importante que a educação ambiental ajude a formar e transformar o pensamento de nossas crianças”, registrou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.