Umuarama

Madrinheiras fazem bonito no rodeio cutiano da Expo Umuarama

Ela foi treinada para, digamos, prestar socorro. Sempre que um peão de rodeio cutiano, em competição, se depara com algum contratempo – se enrosca na sela ou cai no chão e não consegue se levantar – a madrinheira entra em ação. Montada em cavalo manso, mas muito ágil, ela vai ao encontro dele e o ajuda a resolver a situação, sempre rapidamente.

Ou, em outro contexto: passando os oito segundos, a madrinheira corre para tirar o peão de cima do lombo do cavalo chucro; ela encosta ao lado do animal que está pulando, resgata o competidor pela cintura e o coloca no chão em segurança; depois, vai atrás do cavalo que está pulando e o leva de volta para o fundo dos bretes.

Dividindo a arena com os homens, que são maioria nesse universo country, na 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional Ana Cláudia Garcia, 40 anos, e Ana Carolina Tobias, 22 anos, chamam a atenção pela coragem e competência nos atendimentos aos peões em apuros. Mas não perdem a feminilidade, jamais.

Como qualquer trabalhadora inteligente, elas se preparam para a função, com muito treino; e antes de entrar em ação, cuidam da produção visual para arrasar no look: usam roupas lindas no estilo country, escovam os cabelos longos e se maquiam. “Esse ritual de beleza faz parte da jornada”, diz Ana Cláudia, que é de Bambuí/MG. Ana Carolina, que foi treinada por ela, é de Franco da Rocha/SP.

Filha de família que tinha comitiva, Ana Cláudia é pioneira no Brasil nessa atividade; desde 1995, ela atua em rodeios por todo o Brasil: “Estou sempre viajando: hoje estou em Umuarama, daqui uns dias em Colorado, e assim vai; ano passado participei de mais de 40”. Entre um lugar e outro, viaja com um motorhome. E o cavalo vai junto, em seu trailer, acompanhado do cuidador, que é assistente da madrinheira.

Seu currículo invejável traz mais informações interessantes: a beldade é filiada na Confederação Nacional do Rodeio e, olha só, é a madrinheira oficial da Festa do Peão de Barretos/SP, a mais importante do gênero do país. “Sou considerada a madrinheira mais atuante do país; conquistar e garantir espaço em um ambiente dominado por homens não foi fácil não, mas consegui!”, assegura.

Segundo ela, o ambiente dos rodeios é amigável: “Não vejo discriminação, pelo contrário, sinto que há respeito e admiração pelo meu trabalho e, por isso, representar as mulheres nessa profissão me dá um orgulho imenso!”

Os fãs de rodeio da região terão mais uma chance de ver a dupla Ana Cláudia e Ana Carolina atuando na noite deste domingo, 17, na final do rodeio da Expo Umuarama, que começa às 19h.

Graça Milanez

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde deste domingo (18) após agredir a…

13 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

26 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

41 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

1 hora ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais