Umuarama

Operação de Vigilância remove um caminhão de entulhos de residência no San Remo

Todos os dias a Vigilância Ambiental em Saúde recebe entre 15 e 20 denúncias feitas à Ouvidoria Municipal (pelo telefone 156) de quintais com acúmulo de lixo ou possíveis focos do mosquito da dengue. Na sexta-feira (15) duas ações foram realizadas, resultando no recolhimento de um caminhão de entulhos – e ao menos cinco toneladas de materiais foram levados para descarte no Aterro Sanitário.

Segundo Taila Biaca Crivelaro, coordenadora da Vigilância Ambiental, o ‘mutirão’ foi realizado com apoio de Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Umuarama.

“Estivemos em uma residência no bairro Parque San Remo e em outra no Jardim Cruzeiro. Em ambas foram identificados sete focos do mosquito da dengue e os moradores foram notificados”, observa.

Ela conta que, para a realização de ações conjuntas como essas, é necessário o cumprimento de um processo que pode durar até alguns meses.

“Das denúncias diárias que recebemos do 156, mais de 90% são resolvidas de forma amigável, com visita, orientação e até negociações, que são feitas pelos agentes de endemias. Geralmente os moradores tomam as providências de limpeza e descarte correto de materiais, por exemplo. Porém, em alguns casos, somos obrigados a acionar o Ministério Público do Meio Ambiente (MPMA), que é sempre nosso parceiro”, relata.

Só neste ano foram executadas quatro operações conjuntas autorizadas pelo MPMA. “Após o recebimento da denúncia oficial, os agentes vão para uma primeira visita e conversa. Depois o morador é notificado formalmente e tem um prazo para tomar providências. Quando retornamos e não há resposta, tomamos as providências legais cabíveis, notificando o MP, no sentido de promover uma solução para o problema, que pode se tornar de saúde pública”, observa.

Taila ressalta que os moradores podem – e devem – fazer denúncias à Ouvidoria Municipal para que a Vigilância Ambiental possa agir.

“Nosso papel, como profissionais que atuam para garantir qualidade de vida para a sociedade, tem por finalidade promover o conhecimento, a detecção e a prevenção de mudanças do meio ambiente que interferem na saúde humana, como a prevenção e controle das zoonoses e doenças transmitidas por vetores”, especifica.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais