O treinament já ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa recentemente - Foto: TCE-PR
Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão recebendo capacitação para fiscalizar obras paralisadas na região. É a etapa preparatória do projeto ‘Ver a Cidade’, que está sendo desenvolvido em parceria entre a instituição, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
Na segunda-feira (18) a palestra aconteceu no campus da UEM em Umuarama, ministrada pelo auditor de controle externo Paulo Augusto Daschevi, coordenador de Obras Públicas do TCE-PR.
Na terça-feira (19), na sede da universidade, em Maringá, o palestrante será o também auditor Luiz Henrique de Barbosa Jorge, servidor da unidade. Nas duas ocasiões, também falará aos estudantes o gerente regional do Crea-PR em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho. Os três palestrantes são engenheiros civis.
O projeto Ver a Cidade envolverá alunos de graduação das quatro universidades estaduais que possuem cursos de Engenharia Civil – além da UEM (que ministra o curso nos campi de Maringá e Umuarama), a UEPG (Ponta Grossa), a UEL (Londrina) e a Unioeste (Cascavel).
No total, 60 universitários e dez professores dessas quatro instituições atuarão na fiscalização e apuração de informações sobre obras municipais paralisadas nessas cinco cidades e suas respectivas regiões, sob supervisão do Crea-PR e após receber capacitação técnica.
O ciclo de reuniões preparatórias foi iniciado na última segunda-feira (11), na sede da UEPG, em Ponta Grossa. Depois da UEM, as palestras ocorrerão no dia 26 de março, na UEL, em Londrina; e no dia 2 de abril, na Unioeste, em Cascavel.
Nesses encontros, os servidores do TCE-PR falam sobre a importância do Controle Social – a contribuição que os cidadãos podem dar na fiscalização da gestão pública -, explicam o funcionamento do Termo de Cooperação Técnica e detalham os objetivos e a metodologia do projeto. Já os representantes do Crea-PR abordam a questão da responsabilidade ético-profissional.
O projeto Ver a Cidade faz parte de um conjunto de 14 iniciativas que serão desenvolvidas pelo TCE-PR com as sete universidades estaduais paranaenses para fortalecer o Controle Social. O Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR) e as universidades foi assinado em 20 de janeiro, na sede do TCE-PR, em Curitiba. A participação dos universitários nessas ações contará como atividades de extensão.
No TCE-PR, os trabalhos envolvem a Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS), na operacionalização do convênio junto às universidades; e a Coordenadoria de Obras Públicas (COP), na capacitação técnica, consolidação dos dados e sua utilização como insumo para suas futuras fiscalizações do Tribunal.
(Informações: Assessoria de Comunicação do TCE-PR)
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Este site utiliza cookies
Saiba mais