Umuarama

Umuarama: Igreja Luterana mantém viva a tradição de Páscoa com ovos decorados e recheados

A produção dos tradicionais ovos de Páscoa da Igreja Luterana de Umuarama já começou. A tradição teve início há 22 anos a partir da sugestão de uma das servas da congregação e continua a ser mantida com entusiasmo. O método utiliza cascas de ovos naturais na confecção, um processo que se inicia 15 dias antes da Páscoa.

O trabalho meticuloso começa com uma das servas indo até a padaria dos Supermercados Planalto para delicadamente quebrar cada casquinha de ovo. Posteriormente, as cascas são levadas à igreja, onde passam por um processo de higienização.

“A pintura das casquinhas inicia-se em seguida, utilizando uma técnica que torna cada uma delas única. A produção deste ano utilizamos 40 quilos de amendoim, 30 quilos de açúcar e 12 litros de leite, todos doados por membros da congregação, que se engajam na produção dos ovos”, relata Ana Flávia Proscholdt, presidente do departamento das servas.

Neste ano, a igreja planeja produzir 200 dúzias dos ovos, no valor de R$ 30 cada. Todo o valor arrecadado será destinado à manutenção, melhorias e apoio a iniciativas sociais realizadas pela igreja.

“Sempre temos pessoas dentro e fora da igreja passando por dificuldades financeiras, e esses recursos são direcionados a elas. Não serve apenas para nossa igreja, mas para a comunidade em geral”, explica Milton Proscholdt, pastor da congregação.

O pastor também destaca que essa é uma tradição europeia de Páscoa e aprofunda o significado religioso da celebração. “A Páscoa, na verdade, celebra esse grande evento da vida, e o ovo é o símbolo da vida. Ambos apontam para esse evento maior, que é a morte e ressurreição de Jesus Cristo”, esclarece o pastor.

Ele compartilhou também que já confeccionaram mais de 600 dúzias de ovos no passado, porém, as vendas diminuíram devido à pandemia. Contudo a congregação persiste na tradição, mantendo viva a história da Páscoa e sua simbologia. O envolvimento dos mais jovens é incentivado e as crianças são presenteadas para que compreendam o significado mais profundo desta data especial que vai além do simples recebimento de chocolates.

Ana Flávia também contou sobre a alegria das crianças ao receberem os ovos: “No domingo [10], uma senhora que encomendou os ovos veio buscar com as crianças. Quando elas viram, ficaram muito animadas. Hoje [11] ela me mandou uma mensagem pedindo para guardar mais quatro dúzias, pois as crianças queriam e ela não teve como resistir”.

Aqueles interessados em adquirir esses lindos e deliciosos presentes de Páscoa podem fazer encomendas pelo telefone (44) 99771-5154 ou diretamente na Igreja Luterana, localizada na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 3170, Zona I. Basta tocar a campainha, e sempre haverá alguém disponível para atender.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais