Fotos: Assessoria SRU
Com o maior rebanho comercial de bovinos do planeta, a pecuária é um dos braços mais fortes da economia do Brasil, que se destaca em quantidade e qualidade, por ser altamente eficiente. Reflexo disso se vê nas feiras agropecuárias realizadas Brasil afora, que objetivam fomentar essa atividade, mostrando exemplo, difundindo informações e conscientizando.
A 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional entra no circuito, abrindo espaço para importantes raças, como Nelore, Senepol, Holandês, Jersey, Girolando, Tabapuã e Gir. Todos os animais são imponentes e impressionam pela beleza.
Os de elite, que ficam nas baias para apreciação dos visitantes e dos compradores, são legítimos representantes da genética de altíssima qualidade, criados com esmero e muita tecnologia para serem destinados à reprodução [coleta de sêmen e de óvulos].
O Nelore é o mais tradicional da região de Umuarama. Por isso animais dessa raça são maioria nos leilões e shoppings de touros realizados durante a Expo Umuarama. E também foi a única escolhida para participar de julgamento, que está em curso neste sábado, 16, na pista da Casa do Criador, da Sociedade Rural de Umuarama.
Foram inscritos 79 animais, entre machos [de 7 a 30 meses] e fêmeas [de 7 a 42 meses], de criadores de Assaí, Cambé, Colorado, Foz do Jordão, Londrina, Nossa Senhora das Graças, Ortigueira, Telêmaco Borba e Tomazina. Todos possuem registro de animal puro de origem [PO] emitido pela ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu [sem esse registro não poderiam participar].
O jurado é o médico veterinário de Londrina, Célio Arantes Hein, integrante do colégio de jurados da ABCZ. Chancelando o evento estão a Anel – Associação dos Neloristas do Paraná e a ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
“Para ser um grande campeão o animal recebe tratamento especializado desde o nascimento, que engloba alimentação, acomodação e acompanhamento veterinário; exige muito investimento, que necessariamente tem que contar com uma assessoria técnica”, certifica Hein.
Segundo pesquisas, de cada cem bezerros escolhidos após o nascimento, apenas dez se destacam para exibição nas pistas de julgamento; isso porque todos passam por um rigoroso processo de seleção. Os selecionados ganham regalias: ficam em locais confortáveis e tomam banhos regulares.
“O gado de excelente padronização que participa da Expo Umuarama nos faz ver que em nosso Estado a pecuária mantém-se favorável e, ao realizarmos este julgamento, mostramos nossa sintonia com o que vem sendo feito para valorizar e incrementar ainda mais o setor”, afirma o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari. “Isso engrandece nosso trabalho”, acrescenta.
(Reportagem: Assessoria SRU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais