Umuarama

Palestra a idosos abre programação do mês de prevenção contra a tuberculose

A tuberculose é uma doença que acomete principalmente os pulmões e afeta grupos populacionais mais vulneráveis, biológica ou socialmente. A maior incidência de casos é verificada em pessoas privadas de liberdade e na população em situação de rua, mas toda a população está sujeita á infecção pois a doença tem fácil transmissão.

O principal sintoma da doença é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que a pessoa com tosse por três semanas ou mais procure a unidade de saúde mais próxima. Estas orientações fazem parte da palestra sobre tuberculose ministrada pelo médico clínico geral Celso José Gomes para um grupo de idosos no Sesc/Umuarama, no último dia 6.

Com apoio da psicóloga Lucinéia Ceolin e da estagiária de Psicologia, Lorena Ruiz, a palestra abriu a programação do mês de conscientização e prevenção da tuberculose promovido pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama, sob a coordenação da assistente social Maria de Lourdes Gianini.

Para os próximos dias estão previsas palestras para colaboradores da Levo Alimentos, para usuários de substâncias químicas e etílicas em acompanhamento pelo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS – AD) e para alunos do curso de medicina da Universidade Paranaense (Unipar).

A Secretaria de Saúde alerta constantemente os profissionais que atuam na área e a população sobre a importância do diagnóstico e o tratamento da doença, ressaltando a importância do diagnóstico diferencial e a necessidade de se manter o cuidado das pessoas infectadas, incentivando os pacientes a seguirem com o tratamento.

A tuberculose pode ser prevenida com a vacina BCG e tratamento da infecção latente. A doença tem diagnóstico sensível à atenção primária em mais de 80% dos casos e tratamento gratuito disponível pelo Sistema Único de Saúde para toda a população.

No Brasil foram diagnosticados 68 mil casos novos de tuberculose em 2021, com incidência de 32 casos a cada 100 mil habitantes. No Paraná no ano de 2022 foram diagnosticados 2.333 casos novos com a incidência de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes – uma redução de 4,3% no diagnóstico de casos novos, quando comparado com o ano de 2020.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais