Colunistas

Exposição Feira de Umuarama foi lançada há 50 anos: 1974. Mas, a pandemia…

Depois de uma forte mobilização dos pecuaristas do município de Umuarama, foi fundada oficialmente a Sociedade Rural. E ela nascia já com um forte objetivo: construir um Parque de Exposições, onde aconteceriam feiras que mostrariam através dos seus vários segmentos o enorme potencial econômico do município e do Noroeste paranaense.

Esse grande projeto parecia impossível naquele passado já distante, década de 1970, pois exigia altos recursos na compra do terreno, na construção dos pavilhões para acomodar os animais e toda a infraestrutura necessária para a promoção de eventos agropecuários.

Felizmente, a ideia dos antigos ruralistas de tornar realidade a tão sonhada obra se concretizou em 1973 graças ao empenho e apoio do então prefeito Henio Romagnolli e da comunidade umuaramense para adquirir a área e dar o pontapé inicial concretizando o projeto.

A Prefeitura disponibilizou possantes máquinas e equipes de trabalhadores executando as obras de terraplenagem e edificação das instalações elementares necessárias para realizar a primeira mostra.

Foto: Acervo Italo Fábio Casciola

Durante pouco mais de oito meses um batalhão de engenheiros e operários concluíram a mega obra, que antes parecia uma missão impossível… Friso que era uma mega obra porque naquele tempo em Umuarama nunca tinha sido executado um projeto dessa grandeza e de tanta importância para a pecuária e outros setores da economia local.

Vale ressaltar que pioneiros apoiaram o desafio com doações para os pavilhões para o gado e em menos de um ano estava tudo pronto para a primeira EXAPIU no verão de 1974.

Foto: Acervo Italo Fábio Casciola

NO VERÃO DE 1974 ACONTECEU A PRIMEIRA FEIRA AGROPECUÁRIA

Era a manhã ensolarada de 18 de fevereiro de 1974, verão quentíssimo como costuma ser essa estação em Umuarama. A cidade amanheceu em festa e todo mundo correu em direção ao grande Parque de Exposições para testemunhar a sua inauguração. Os pecuaristas comemoravam essa data

histórica devidamente trajados a rigor com belos chapéus e botinas novas, enquanto que as autoridades exibiam seus elegantes ternos mesmo com o forte calor.

Isso porque naquele evento estava presente a autoridade máxima do Paraná, o então governador Emílio Gomes. Merece registro que a Sociedade Rural prestou-lhe homenagem especial batizando o Parque com seu nome. Detalhe: o Parque de Exposições ostentou esse nome durante uma década. Quando faleceu Dario Pimenta Nóbrega, presidente da primeira EXAPIU e pioneiro da pecuária, é que esse centro de eventos passou a ter o seu nome.

Foto: Acervo Italo Fábio Casciola

PANDEMIA DA COVID IMPEDIU O EVENTO…

Não se pode omitir na história da Expo Umuarama a terrível pandemia da covid-19 que em 2020 impediu a sua completa realização. A festa chegou a ser iniciada, mas foi suspensa após a confirmação de casos de Covid-19 na Capital da Amizade. Ela só voltaria a acontecer em 2022.

Por força dessa inesperada pandemia aqui e no mundo inteiro, a Expo Umuarama foi interrompida e, o Jubileu de Ouro (50 anos), que deveria ser celebrado em grande estilo nesta edição de 2024, só acontecerá na próxima edição…

Foto: Acervo Italo Fábio Casciola

UMUARAMA ESTAVA PREDESTINADA A SER A ‘CAPITAL DO BOI’

Para ilustrar ainda mais este registro histórico devo acrescentar que, até então, só as maiores cidades paranaenses, como Curitiba, Londrina e Maringá, tinham um Parque de Exposições. Naquele momento já se previa que Umuarama seria a futura ‘Capital do Boi’, o que realmente se confirmou, pois atualmente possui o maior rebanho bovino do Estado e uma feira agropecuária que conquistou status internacional. Que agora está comemorando 50 anos de sucesso!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

Foto: Acervo Italo Fábio Casciola
Foto: Acervo Italo Fábio Casciola
Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

12 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

12 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

12 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

13 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

13 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais