Paraná

Governo do Paraná pede retirada de livro “O Avesso da Pele” das escolas

Após polêmica gerada por críticas à obra por conter “vocabulários de tão baixo nível”, o governo paranaense requisita a retirada do livro “O Avesso da Pele” das instituições de ensino estaduais. A decisão foi fundamentada em revisão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), identificando expressões e cenas de sexo explícito consideradas inadequadas para menores de dezoito anos.

A Secretaria de Educação do Paraná (SEED) enfatizou o respeito aos estatutos legais brasileiros de proteção à infância e adolescência e destacou que a medida visa auxiliar os professores no alinhamento do trabalho pedagógico com o currículo e objetivos de aprendizagem.

O debate sobre os limites da literatura na educação e as questões envolvendo liberdade de expressão e censura são reacendidos com essa ação. Enquanto alguns apoiam a retirada do livro, outros argumentam que ela limita o acesso à diversidade literária e restringe a liberdade de ensino e aprendizagem.

Confira a nota completa do Governo do Paraná sobre o livro “O Avesso da Pele”

“A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) conduz habitualmente revisão dos materiais incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) literário, inclusive da obra O Avesso da Pele.

A medida visa apoiar os professores no trabalho pedagógico aliado ao currículo e aos objetivos de aprendizagem em cada uma das etapas de ensino a partir do conteúdo exposto nas obras literárias disponíveis.

Ressalte-se que a temática abordada na referida obra literária faz-se primordial, sendo de suma importância no contexto educacional. A análise do livro, porém, mostrou-se necessária pelo fato de que, em determinados trechos, algumas expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito utilizados podem ser considerados inadequados para exposição a menores de dezoito anos (janela etária da maioria dos alunos de ensino médio no Estado).

Desta forma, em respeito aos próprios estatutos legais da lei brasileira, de salvaguarda à criança e ao adolescente, no que diz respeito à exposição aos referidos conteúdos, fez-se a medida necessária neste primeiro momento”.

OBemdito com Ric

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais