Umuarama

Umuarama: Ambulatório da dengue atende cerca de 240 pessoas no 1º dia de funcionamento

Cerca de 240 pessoas foram atendidas até as 17h nesta quarta-feira (28), primeiro dia de funcionamento do Ambulatório da Dengue, que foi instalado pela Secretaria Municipal de Saúde da UBS Posto Central. A iniciativa de criar um espaço exclusivo para atender pacientes com sintomas da doença levou em conta o aumento no número de casos suspeitos, situação que começou a lotar algumas unidades básicas de saúde.

Para isso, o Posto Central deixou de atender às consultas de rotina e passou a receber somente pessoas com sintomas de dengue. “Estamos preocupados com o risco de epidemia e para dar mais comodidade aos pacientes e desafogar as unidades de saúde, foi necessário abrir este ambulatório”, apontou a diretora da Vigilância em Saúde, Maristela Azevedo.

O ambulatório funciona na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do Pronto Atendimento 24h, atendendo os pacientes com suspeita de dengue das 7h às 19h, de segunda a sábado. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dor nas juntas e manchas na pele.

“Pessoas com estes sintomas podem ir diretamente ao ambulatório, sem passar pelas UBS. Se forem às unidades de saúde também serão encaminhados para lá”, acrescentou.

O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, acrescenta que os usuários do Posto Central devem procurar as demais UBS da cidade para consultas de rotina e outros atendimentos. As unidades mais próximas são 26 de Junho, Jardim União, Bem-Estar e San Remo, porém todas estarão acolhendo os pacientes.

“A medida visa agilizar o atendimento aos pacientes com dengue e reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde”, orientou. “Se tiver sintomas respiratórios e outros problemas de saúde, o paciente deve procurar a UBS de sua região”, emendou.

PREVENÇÃO

Por outro lado, a Prefeitura vem intensificando as ações de combate à dengue no município. Agentes de combate a endemias realizam visitas domiciliares para eliminar criadouros do mosquito e orientam a população sobre os cuidados preventivos.

A Vigilância em Saúde Ambiental também realiza campanhas de conscientização sobre a importância de se prevenir contra a dengue e a Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito transmissor e evitar a sua proliferação.

“Pedimos a colaboração da população para eliminar os criadouros do Aedes aegypti e nos ajudar a enfrentar a dengue. O ambulatório vem para reforçar o atendimento, mas nosso desejo era que não precisasse chegar a este ponto”, completou o secretário da Saúde.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

10 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

11 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

11 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

12 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

12 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais