Umuarama

Umuarama: Ambulatório da dengue atende cerca de 240 pessoas no 1º dia de funcionamento

Cerca de 240 pessoas foram atendidas até as 17h nesta quarta-feira (28), primeiro dia de funcionamento do Ambulatório da Dengue, que foi instalado pela Secretaria Municipal de Saúde da UBS Posto Central. A iniciativa de criar um espaço exclusivo para atender pacientes com sintomas da doença levou em conta o aumento no número de casos suspeitos, situação que começou a lotar algumas unidades básicas de saúde.

Para isso, o Posto Central deixou de atender às consultas de rotina e passou a receber somente pessoas com sintomas de dengue. “Estamos preocupados com o risco de epidemia e para dar mais comodidade aos pacientes e desafogar as unidades de saúde, foi necessário abrir este ambulatório”, apontou a diretora da Vigilância em Saúde, Maristela Azevedo.

O ambulatório funciona na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do Pronto Atendimento 24h, atendendo os pacientes com suspeita de dengue das 7h às 19h, de segunda a sábado. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dor nas juntas e manchas na pele.

“Pessoas com estes sintomas podem ir diretamente ao ambulatório, sem passar pelas UBS. Se forem às unidades de saúde também serão encaminhados para lá”, acrescentou.

O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, acrescenta que os usuários do Posto Central devem procurar as demais UBS da cidade para consultas de rotina e outros atendimentos. As unidades mais próximas são 26 de Junho, Jardim União, Bem-Estar e San Remo, porém todas estarão acolhendo os pacientes.

“A medida visa agilizar o atendimento aos pacientes com dengue e reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde”, orientou. “Se tiver sintomas respiratórios e outros problemas de saúde, o paciente deve procurar a UBS de sua região”, emendou.

PREVENÇÃO

Por outro lado, a Prefeitura vem intensificando as ações de combate à dengue no município. Agentes de combate a endemias realizam visitas domiciliares para eliminar criadouros do mosquito e orientam a população sobre os cuidados preventivos.

A Vigilância em Saúde Ambiental também realiza campanhas de conscientização sobre a importância de se prevenir contra a dengue e a Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito transmissor e evitar a sua proliferação.

“Pedimos a colaboração da população para eliminar os criadouros do Aedes aegypti e nos ajudar a enfrentar a dengue. O ambulatório vem para reforçar o atendimento, mas nosso desejo era que não precisasse chegar a este ponto”, completou o secretário da Saúde.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

31 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais