Foto: Arquivo/OBemdito

Saúde

Umuarama registra 62 novos casos de dengue; notificações aumentam para 1.405

Não há casos de dengue grave ou com sinais de alarme, nem registro de óbitos pela doença no atual período

Foto: Arquivo/OBemdito
Umuarama registra 62 novos casos de dengue; notificações aumentam para 1.405
Redação
OBemdito
26 de fevereiro de 2024 17h55

A situação da dengue vem se agravando em Umuarama, nas últimas semanas, com o aumento considerável tanto nas notificações quanto no volume de casos positivos. No boletim semanal divulgado na última sexta-feira, 23, pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, foram confirmados 62 novos casos da doença acumulados nas últimas semanas.

Do total de 354 notificações registradas no boletim, 54 suspeitas foram descartadas e 238 seguem em investigação – além dos casos positivos. No acumulado do atual período epidemiológico – iniciado em 30 de julho/ 2023 – já são 147 casos positivos, 782 suspeitas descartadas e 476 em investigação, do total de 1.405 notificações registradas.

Não há casos de dengue grave ou com sinais de alarme, nem registro de óbitos pela doença no atual período. A UBS Cidade Alta lidera em número de casos com 25 positivos, enquanto o San Remo soma 20 casos. A UBS Vitória Régia tem 14 confirmados, o CSE tem 13 e a unidade de saúde Guarani/Anchieta aparece com 11 casos. Há registro de casos em 19 UBS e também na zona rural. Apenas as unidades de saúde dos distritos de Roberto Silveira, Nova Jerusalém, Vila Nova União, Santa Eliza e Serra dos Dourados não registraram casos da doença.

Ações

Para conter o avanço da dengue a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma série de ações como bloqueio e aplicação de inseticida, vistorias frequentes em residências, estabelecimentos comerciais e locais de risco, ‘arrastão’ pelos bairros com maior infestação do mosquito transmissor da doença, conscientização com apoio do comitê municipal de combate à dengue e agora a instalação do ambulatório exclusivo para tratamento de casos suspeitos no Posto de Saúde Central – a partir da próxima quarta-feira, 28.

“Mas a luta contra a dengue é de todos, não apenas dos agentes públicos e da equipe de saúde. Toda a população precisa se engajar nesta batalha e fazer a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito em seus quintais. Só combatendo o mosquito vamos conseguir controlar e reduzir os casos de dengue, por isso mantenho seus quintais limpos e livres de criadouros”, alerta o prefeito Celso Pozzobom.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.