Saúde

Morador de Pérola está internado na UTI lutando contra a leucemia e necessita de doações de sangue

A família de Arthur Júnior Giroto Bolson, 30 anos, fez um novo apelo nesta segunda-feira (26) para pedir doações de sangue em favor do morador de Pérola, diagnosticado com leucemia e que está internado na UTI do hospital Uopeccan, em Umuarama. Ele necessita de transfusões de plaquetas como parte do tratamento contra a doença.

Arthur iniciou uma nova fase de quimioterapia para se preparar para o transplante de medula, em 19 de fevereiro . Contudo, na mesma noite foi encaminhado para a colocação de um catéter e enfrentou um desvio da traqueia. Como resultado, foi transferido para a UTI e precisou ser intubado.

Arthur permanece intubado e requer transfusões de plaquetas devido à leucemia. Por conta de sua internação na UTI, a quimioterapia teve que ser interrompida. O transplante está programado para ocorrer em Curitiba, mas somente após a conclusão da nova rodada de quimioterapia.

“Estamos lutando contra o tempo; ele precisa sair da UTI para retomar a quimioterapia. Em alguns dias não conseguimos todas as bolsas de plaquetas necessárias e ontem o médico nos informou que isso se deve à epidemia de dengue”, relatou sua irmã, Gleicy Fernanda Giroto Bolson.

Qualquer tipo de sangue é bem-vindo e pode ser doado diretamente no Hemonúcleo de Umuarama. As doações são cruciais para repor o estoque utilizado pelo paciente.

Arthur é membro do Motoclube Aliadus de Umuarama e também servidor público em Pérola onde atua no Centro Municipal de Educação Infantil.

Como doar?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada. 

O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte:  08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.

Quem pode doar sangue?

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). 

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

11 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

50 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais