Foto: Arquivo Pessoal

Saúde

Morador de Pérola está internado na UTI lutando contra a leucemia e necessita de doações de sangue

Foto: Arquivo Pessoal
Morador de Pérola está internado na UTI lutando contra a leucemia e necessita de doações de sangue
Stephanie Gertler
OBemdito
26 de fevereiro de 2024 11h00

A família de Arthur Júnior Giroto Bolson, 30 anos, fez um novo apelo nesta segunda-feira (26) para pedir doações de sangue em favor do morador de Pérola, diagnosticado com leucemia e que está internado na UTI do hospital Uopeccan, em Umuarama. Ele necessita de transfusões de plaquetas como parte do tratamento contra a doença.

Arthur iniciou uma nova fase de quimioterapia para se preparar para o transplante de medula, em 19 de fevereiro . Contudo, na mesma noite foi encaminhado para a colocação de um catéter e enfrentou um desvio da traqueia. Como resultado, foi transferido para a UTI e precisou ser intubado.

Arthur permanece intubado e requer transfusões de plaquetas devido à leucemia. Por conta de sua internação na UTI, a quimioterapia teve que ser interrompida. O transplante está programado para ocorrer em Curitiba, mas somente após a conclusão da nova rodada de quimioterapia.

“Estamos lutando contra o tempo; ele precisa sair da UTI para retomar a quimioterapia. Em alguns dias não conseguimos todas as bolsas de plaquetas necessárias e ontem o médico nos informou que isso se deve à epidemia de dengue”, relatou sua irmã, Gleicy Fernanda Giroto Bolson.

Qualquer tipo de sangue é bem-vindo e pode ser doado diretamente no Hemonúcleo de Umuarama. As doações são cruciais para repor o estoque utilizado pelo paciente.

Arthur é membro do Motoclube Aliadus de Umuarama e também servidor público em Pérola onde atua no Centro Municipal de Educação Infantil.

Como doar? 

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada. 

O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte:  08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.

Quem pode doar sangue? 

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). 

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.