Paraná

Defensoria de Cruzeiro do Oeste inicia projeto de casamentos em penitenciárias com união de 5 casais

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou na última quinta-feira (22), um casamento coletivo na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco). Durante a ação, cinco casais formalizaram o matrimônio. O serviço foi idealizado pela equipe da DPE-PR no município em parceria com a Assessoria de Projetos Especiais (APE) da instituição.

A atuação marca o início do “Casando Direitos”, novo projeto da Defensoria Pública voltado à realização de casamentos em unidades prisionais do Paraná. A Defensoria também foi responsável, com auxílio do cartório de registro civil do município e do setor social da Peco, por providenciar todas as documentações necessárias para o casamento.

Segundo o defensor público de Cruzeiro D’Oeste, Pedro Bruzzi, a DPE-PR iniciou o trabalho de planejamento do casamento após funcionários e homens encarcerados na unidade levarem a demanda até à assessora jurídica de execução penal Taynara Martins, que atua na penitenciária.

“É importante ressaltar que a realização do casamento por meio da Defensoria permitiu que o procedimento para obter a regularização dos documentos fosse totalmente gratuito, ou seja, nenhum dos casais precisou pagar para se casar”, explica Bruzzi.

A gratuidade dos serviços de registro civil para usuários da DPE-PR é assegurada por um convênio firmado, em agosto de 2023, entre a instituição, a Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen).

Foto: Assessoria DPE-PR

De acordo com o defensor público e coordenador da APE, Matheus Munhoz, o convênio garante o ressarcimento dos serviços prestados gratuitamente por registradores civis a pessoas atendidas pela Defensoria Pública. Clique aqui para saber mais sobre o convênio.

“A partir desta primeira ação, vamos estimular parcerias com estabelecimentos penais para identificar essas demandas e realizar mais casamentos coletivos no estado. O objetivo é unir forças para viabilizar não só o acesso ao matrimônio dentro das unidades prisionais, mas também outros serviços e programas da Defensoria Pública para a garantia de direitos”, afirma Munhoz.

Participaram da ação representantes da DPE-PR, do cartório de registro civil, da direção da Peco e da coordenadoria regional do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen-PR).

Foto: Assessoria DPE-PR

(Reportagem: Assessoria DPE-PR)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

4 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

5 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

6 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

6 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

7 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais