Paraná

Defensoria de Cruzeiro do Oeste inicia projeto de casamentos em penitenciárias com união de 5 casais

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou na última quinta-feira (22), um casamento coletivo na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco). Durante a ação, cinco casais formalizaram o matrimônio. O serviço foi idealizado pela equipe da DPE-PR no município em parceria com a Assessoria de Projetos Especiais (APE) da instituição.

A atuação marca o início do “Casando Direitos”, novo projeto da Defensoria Pública voltado à realização de casamentos em unidades prisionais do Paraná. A Defensoria também foi responsável, com auxílio do cartório de registro civil do município e do setor social da Peco, por providenciar todas as documentações necessárias para o casamento.

Segundo o defensor público de Cruzeiro D’Oeste, Pedro Bruzzi, a DPE-PR iniciou o trabalho de planejamento do casamento após funcionários e homens encarcerados na unidade levarem a demanda até à assessora jurídica de execução penal Taynara Martins, que atua na penitenciária.

“É importante ressaltar que a realização do casamento por meio da Defensoria permitiu que o procedimento para obter a regularização dos documentos fosse totalmente gratuito, ou seja, nenhum dos casais precisou pagar para se casar”, explica Bruzzi.

A gratuidade dos serviços de registro civil para usuários da DPE-PR é assegurada por um convênio firmado, em agosto de 2023, entre a instituição, a Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen).

Foto: Assessoria DPE-PR

De acordo com o defensor público e coordenador da APE, Matheus Munhoz, o convênio garante o ressarcimento dos serviços prestados gratuitamente por registradores civis a pessoas atendidas pela Defensoria Pública. Clique aqui para saber mais sobre o convênio.

“A partir desta primeira ação, vamos estimular parcerias com estabelecimentos penais para identificar essas demandas e realizar mais casamentos coletivos no estado. O objetivo é unir forças para viabilizar não só o acesso ao matrimônio dentro das unidades prisionais, mas também outros serviços e programas da Defensoria Pública para a garantia de direitos”, afirma Munhoz.

Participaram da ação representantes da DPE-PR, do cartório de registro civil, da direção da Peco e da coordenadoria regional do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen-PR).

Foto: Assessoria DPE-PR

(Reportagem: Assessoria DPE-PR)

Redação

Recent Posts

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

27 minutos ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

56 minutos ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

1 hora ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

2 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

3 horas ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais