Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Lixo jogado de forma irregular pela população exige esforços extras da Prefeitura de Umuarama

Lixões irregulares e descarte em canteiros estão causando transtornos

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Lixo jogado de forma irregular pela população exige esforços extras da Prefeitura de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 20h34 - Modificado em 17 de fevereiro de 2024 às 09h17
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Um grande volume de lixo foi recolhido pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos nas imediações do pátio da Prefeitura, num acesso entre o Jardim Verde Vale e a rodovia PR-580, na tarde da última quarta-feira (14). O local – um prolongamento da avenida Vitória – pertence ao município e tem sido o destino de resíduos de naturezas diversas, descartados irregularmente pela população.

O secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis – o Nego d’Água –, disse que precisou deslocar servidores de outras funções para realizar a limpeza. “É lamentável o que as pessoas fazem. Nós temos coleta regular de resíduos orgânicos (diária), de recicláveis (semanal) e também de volumosos em toda a cidade. Temos o aterro sanitário aberto para a população descartar seus resíduos e, mesmo assim, alguns insistem em jogar o lixo na margem das estradas e em áreas públicas”, lamentou.

Vários caminhões de resíduos foram recolhidos no local – incluindo garrafas plásticas e de vidro, roupas velhas, madeiras, restos de eletroeletrônicos, sofás velhos, colchões, pneus, espumas, galhos de árvores, calçados inutilizados e embalagens dos mais variados tipos. “Tinha muito isopor, entulho de construção e até lixo orgânico no meio dos materiais descartados”, acrescentou o secretário.

A limpeza foi concluída no final da tarde, mas na manhã de quinta-feira (15), mas lixo já havia sido jogado pela população no mesmo espaço. “Não adianta pedir, porque todo dia é assim. Vamos conversar com o prefeito Celso Pozzobom e adotar alguma medida mais efetiva para ver se amenizamos essa situação. É tão fácil levar esse material até o aterro sanitário ou deixa para a coleta, mas as pessoas insistem no descarte ilegal”, reforçou Nego d’Água.

A prática é comum, apesar de já haver flagrantes e autuações por parte da equipe de fiscais do Código de Postura da Prefeitura. Uma das medidas em avaliação é o cercamento, para o isolamento completo da área, e o aumento da fiscalização.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.