Foto: Prefeitura de Umuarama
Após recuperar a estrutura e a cabeceira da ponte de acesso ao Jardim São Cristóvão (próximo à estação de tratamento de esgoto da Sanepar), liberada ao tráfego no último dia 7, a Prefeitura de Umuarama construiu calçadas e saídas de sarjetas para direcionar o escoamento da água das chuvas e proteger os aterros. Com o passeio concretado, os usuários poderão atravessas a ponte com mais segurança, sem dividir espaço com os veículos na pista.
Para finalizar o serviço, nos próximos dias será aplicada a capa asfáltica na cabeceira recuperada, sentido rodovia PR-323.
A secretaria precisou interditar a ponte para os reparos por cerca de 10 dias, quando foram realizadas obras de reforço da estrutura e recuperação de aterros. O trabalho mais demorado foi feito na base, que recebeu uma grossa laje de concreto e preenchimento de espaços que estavam sendo erodidos pela água do córrego Pinhalzinho.
O rio precisou ser desviado para colocação de blocos de concreto e demolição, uma camada de pedra rachão e concreto usinado.
O acesso à ponte cedeu após as fortes chuvas do início do ano, que elevaram o nível do córrego e aceleraram a erosão. Uma sondagem revelou que o rio ‘roubava’ terra por baixo das alas. Foi necessário escavar as fundações e preencher os vãos com concreto.
Já o aterro da cabeceira foi escavado e reforçado com concreto, pedra rachão e brita graduada, além de mantas de bedim, restando apenas aplicar a nova capa asfáltica nos próximos dias. A ponte é uma importante ligação para os moradores do São Cristóvão, funcionários da Sanepar, moradores da zona rural e também alunos e professores do Colégio Agrícola Estadual e do campus de Ciências Agrárias da UEM (Universidade Estadual de Maringá).
(Assessoria)
Motociclista de 43 anos sofreu amnésia lacunar e ficou ferido após colisão com uma caminhonete…
Profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram…
A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…
A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…
Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…
Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais