Fotos: Arquivo pessoal
A professora Máriam Trier, do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama, lançou na última quarta-feira (7) no Centro Cultural Vera Schubert de Umuarama, um livro de literatura infantojuvenil com temática flamenca, intitulado “A odisseia dançante de Zambra e Farruca”. A obra também foi lançada em Londrina no último sábado (3), cidade da editora, a Eduel.
A organização e apoio cultural para o lançamento foi da Fundação Cultural de Umuarama e estavam presentes o chefe da Divisão de Ação Cultural, Rodrigo Pereira, o assessor especial da Fundação, Alessandro Salgado, a Secretária Municipal de Educação, Mauriza Lima, a ex-superintendente da Fundação, Edlainy Cavalcanti, os escritores Ângela Russi, Augusto Silva e Márcia Sá, entre outros agentes culturais, familiares e amigos.
O momento ainda contou com uma alegre apresentação de dança do grupo Arte Flamenca.
O processo de criação do livro foi longo, como conta a autora. “Desde 2010 participo de um projeto de pesquisa e extensão do IFPR Campus Umuarama sobre a produção e divulgação de literatura infantojuvenil na área de sustentabilidade com os professores Claudio Mangini, ilustrador, e Samuel Soares, revisor.
Sabendo disso, minha aluna de flamenco, Val Silva, me presenteou em 2016 com um livro infantil chamado “Pérola e a fada do flamenco”, da autora australiana Wendy Harmer e me propôs um desafio: escrever literatura sobre o flamenco, pois desconheço outra obra dessa natureza no mercado editorial brasileiro. A ideia ficou guardada e na pandemia pude desenvolver a história, que é repleta de símbolos flamencos que passam despercebidos pelas crianças, mas podem ser usados de forma didática para estudos teóricos sobre esta arte”.
A autora se refere ao nome das personagens, que são ritmos flamencos, e aos países que elas visitam, pois são culturas que formaram o flamenco ou que o difundiram. A escritora também insere elementos reais em cada aventura, como paisagens, relevos, animais, plantas e gastronomia de cada localidade, e um pouco de filosofia da arte e da dança.
“Enviei o manuscrito para avaliação da Editora da Universidade Estadual de Londrina, e foi aceito com a condição de ter ilustrações. Como não é da área de sustentabilidade, não entrou no nosso projeto do IFPR, então pedi ajuda à ilustradora Isadora Yepez, de São Paulo, que fez um belíssimo trabalho”, complementa Máriam.
A aventura se passa pela visão de duas duendes espanholas, as irmãs gêmeas Zambra e Farruca. Após o aniversário de 15 anos, elas descobrem que são descendentes do lendário duende Folk, um ícone da dança. Por esse motivo, as irmãs precisam se aprimorar no baile e planejam uma viagem de um ano por diversos países dos cinco continentes. O que será que elas aprenderão?
O livro continua à venda diretamente com a autora até dia 18 de fevereiro por R$ 33. Após esta data, o livro será comercializado pela Editora por R$ 46.
Contatos:
Autora: mariam.pereira@ifpr.edu.br ou Instagram @mariam_trierveiler_pereira
Editora: https://www.eduel.com.br/?product=a-odisseia-dancante-de-zambra-e-farruca
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais