Foto: Assessoria PMU
Em resumo, os conselhos municipais são criados para propor os rumos das políticas públicas, além de fiscalizar, controlar e definir ações a serem tomadas pelos administradores do município. Em Umuarama esses órgãos auxiliares são influentes, atuantes e exigentes, com forte participação popular.
E o ano de 2024 promete ser de muito trabalho, a julgar pelos cronogramas que já começaram a ser definidos em reuniões realizadas na Secretaria Executiva dos Conselhos – a Casa dos Conselhos.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), por exemplo, deu início às suas atividades com a primeira reunião ordinária deste ano, realizada no dia 5, sob o comando da presidente Silmara Ruiz.
“Além de sermos parceiras no desenvolvimento de campanhas em defesa da mulher (como o Agosto Lilás), estamos sempre atentas e acompanhando, com campanhas próprias, ações que garantam proteção, apoio e acolhimento àquelas que mais precisam. É um trabalho que exige muita dedicação, mas os resultados são sempre muito valiosos”, registra.
O engajamento continua ao longo da semana com reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), presidido por Ivonte Urbanski, que será realizada na quinta-feira (8). “Atuamos em sintonia com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sempre conectadas às políticas públicas fundamentais para garantir igualdade de direitos a todos, fazendo valer a justiça social em seu mais profundo significado”, resume Ivone.
Na sexta-feira (9) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Jéssica Arckanjo Harmatiuk Vieira, reuniu seus membros para discussões e planejamentos. “Estamos em um Conselho Municipal que exige muito tato, muito discernimento, equilíbrio, sensibilidade e sensatez, afinal estamos lidando com as vidas de crianças e adolescentes, vulneráveis e que carecem de toda nossa atenção e foco”, pontuou Jéssica.
A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), presidido por Franzimar Siqueira de Morais, está marcada para o dia 16. “O conselho fiscaliza, busca investimentos e promove ações para proteger e dignificar pessoas na melhor idade (idosa) dentro do nosso município”, relata.
E na sequência, dia 20, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), presidido por Elidiamara Simões Nunes. “Nossas pautas estão sempre voltadas a questões como acessibilidade, oportunidades iguais, benefícios sociais, respeito e igualdade de direitos. E para tal estamos sempre em campanha para envolver toda a sociedade em nossas lutas”, registra Elidiamara.
As reuniões ordinárias de fevereiro da Secretaria Executiva dos Conselhos se encerram dia 21, com o Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), presidido por Roger Bruno Brambila Giopatto. “A participação ativa desses conselhos e comitê demonstra o compromisso e a importância das discussões sobre direitos e inclusão na comunidade. Para nós é fundamental poder contar com ideias, indicações, orientações e apoio na produção de políticas que sejam de interesse de todos os cidadãos”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais