Foto: Assessoria PMU
A Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde de Umuarama, encerrou nesta semana o chamado Ano Epidemiológico da dengue (iniciado em 26 de julho de 2020). Neste período, 1.122 notificações foram registradas e 979 casos foram descartados (87,2%). O número de casos confirmados da doença fechou em 143 – quase 12 casos por mês – e a boa notícia é que nenhuma morte pela doença foi registrada.
De acordo com o Informe Técnico emitido semanalmente, 139 casos de dengue eram autóctones, ou seja, a doença foi adquirida em Umuarama mesmo – outros quatro casos foram importados. “Neste ano, em nenhum momento a cidade teve indicação de surto, quando fica em estado vermelho. Em alguns bairros até tivemos de fazer um esforço concentrado para a eliminação de focos, mas graças ao trabalho de nossos agentes e a dedicação dos moradores, mantivemos um quadro estável”, comenta Carlos Roberto da Silva, chefe da Vigilância Ambiental.
Ele indica que com relação à classificação das unidades de saúde por incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, estão em estado de alerta (com o registro de 1 a 3 casos) o Jardim Lisboa, 1º de Maio, Guarani, Anchieta, Jardim Cruzeiro, Posto Central, 26 de Junho, Jardim União, Jardim Panorama, Conjunto Sonho Meu e Parque Industrial. Já as regiões com baixa incidência (com zero a um caso de dengue) estão Parque Jabuticabeiras, Bem Estar, Centro de Saúde Escola (Unipar sede), Jardim Cidade Alta, São Cristóvão, Parque San Remo, Ouro Branco e Vitória Régia.
Quando se fala em número de casos confirmados, a região com mais resultados positivos é a do Guarani-Anchieta, com 22 pessoas contaminadas (no ano). Em segundo lugar está o Posto Central e o Jardim Panorama (com 14 casos), 26 de Junho (11), Jardim Lisboa (9), Jardim Cruzeiro e Cidade Alta (7 casos cada), Vitória Régia (6), San Remo, Jardim União, Ouro Branco, Parque Industrial e Sonho Meu (5 casos cada), Lovat, 1º de Maio e Serra dos Dourados (4 casos cada), São Cristóvão e área rural (3 casos cada) e Jabuticabeiras e Bem Estar (com 2 casos cada).
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais