Umuarama

Sesc Umuarama lança campanha de combate à dengue e conta com apoio da população

A unidade de Umuarama do Sesc (Serviço Social do Comércio) realizou nesta quinta-feira (1º/2) da quarta edição da Campanha ‘Aqui o Mosquito Não Entra’. A ação é realizada em todas as unidades do Sesc do Paraná.

A campanha acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Educação do Paraná, Defesa Civil, Casa Civil, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Sindicatos filiados e Prefeituras. A ação tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A gerente executiva do Sesc Umuarama, Thais Mariane dos Santos, conversou com OBemdito e explicou que a campanha funciona dentro do aplicativo do Sesc Paraná. Para participar é necessário baixar o aplicativo (disponível no Play Store ou no APP Store) e clicar no ícone ‘Previna a dengue’. Na sequência a pessoa faz um cadastro e começa a postar as fotos do antes (do possível foco da dengue) e do depois (com o foco eliminado).

“Com isso vai gerando um ranking e a pessoa vai acompanhando como está a colocação dela, tanto na cidade quanto no estado. Haverá premiação em troféus e medalhas em todas as cidades participantes. Além disso, os melhores do Paraná terão uma estadia no Sesc Caiobá”, disse Thais.

A gerente do Sesc Umuarama ressaltou que o regulamento está disponível no site do Sesc Paraná. “Com isso, a ideia é fazer a conscientização de uma forma lúdica e divertida, para que todos estejam envolvidos nessa caçada ao mosquito da dengue”, finalizou.

A gerente executiva do Sesc Umuarama, Thais Mariane dos Santos

O evento de lançamento contou com a presença de representantes do setor de saúde de vários municípios da região, entre eles o secretário de saúde de Umuarama Edson de Souza; a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera; o comandante do 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, major Andrey Falkiner Fernandes; o subtenente do Tiro de Guerra 05012, Wendel Rodrigues da Silva; o gerente administrativo do Senac, Tiago Titericz; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanatta; o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Cláudio Longo Silva; representantes da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), do Rotary, da Defesa Civil, da Secretaria de Educação de Umuarama, entre outros.

Como funciona?

Pelo app do Sesc PR, o usuário pode registrar, através de fotos, o possível foco de água parada (antes) e sua eliminação (depois). As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante.

O cadastro é gratuito e não há restrições de idade para entrar na competição, sendo possível participar nas categorias individual ou por equipes. A ideia é juntar forças para reduzir a proliferação do mosquito no Paraná.

Dinâmica de pontos

Ao longo da campanha, missões serão divulgadas para aumentar o engajamento da população. As missões são atividades especiais, com data e hora para começar e terminar, que vão multiplicar os pontos dos participantes que realizarem aquela ação específica durante o período.

Premiação

A premiação será feita aos seis primeiros colocados da categoria individual estadual, que ganharão hospedagens no Hotel Sesc Caiobá. O regulamento completo está disponível no site www.sescpr.com.br/contradengue e também no aplicativo.

Histórico

Na primeira edição da iniciativa, realizada em 2021, 3.128 paranaenses de 249 municípios participaram e eliminaram 108.551 possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Já na segunda edição, em 2022, 259.227 possíveis criadouros do mosquito foram eliminados por 5.764 participantes de 284 municípios.

Na terceira edição, realizada em 2023, foram mais de 11 mil participantes e 325 mil focos eliminados. A expectativa é que o próximo ciclo continue mobilizando cada vez mais a população e contribua ainda mais para impedir o avanço da dengue no Paraná.

(Reportagem: OBemdito e Sesc Paraná)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais