Fotos: Assessoria PMU
O sistema de estacionamento rotativo pago foi interrompido em Umuarama em 2019 e, de lá para cá, alguns modelos de gestão foram apresentados à administração municipal, porém nenhum deles resultou em uma alternativa que fosse interessante para os motoristas, empresários e Prefeitura.
O prefeito Celso Pozzobom recebeu representantes da empresa gaúcha KMZero Projetos de Trânsito, que iniciou nesta terça-feira (30) a elaboração de estudo e projeto de viabilidade técnica e econômica para a implantação de um novo sistema. O resultado final do trabalho deve ser apresentado dentro de aproximadamente 90 dias.
Especialista no setor de estacionamento rotativo, estudos de engenharia de tráfego e viabilidade econômica, a KMZero atende a municípios em mais de 10 estados brasileiros. “Mesmo cientes de todo o know how que a consultora tem, nós solicitamos um projeto exclusivo para Umuarama, já que não temos a intenção de entregar a gestão do sistema de estacionamento rotativo pago para uma terceirizada. Estamos, como sempre, determinados a garantir à administração municipal, por meio da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), o controle administrativo total do sistema”, garantiu Pozzobom.
Ele relata que a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de consultoria, treinamento e projetos e estudos técnicos de engenharia de tráfego e transportes chega para tentar resolver esse entrave que já dura quase cinco anos.
“Fazemos questão de implantar um sistema justo: não queremos visar lucro com esta ação. Nosso interesse é poder garantir que os motoristas, sejam moradores daqui ou os que chegam para visitar a cidade, a oportunidade de encontrar uma vaga para estacionar seus veículos, pagando um preço justo e não sendo punidos indiscriminadamente”, pontuou o prefeito.
O engenheiro Rafael Viana, da KMZero Projetos de Trânsito, está com uma equipe fazendo um levantamento minucioso de número de vagas, tipos especiais (para idosos, pessoas com deficiência, para carga e descarga etc.), necessidades de ampliações e criação de novas áreas – avaliadas por cálculo de taxas de ocupações e rotatividade.
“Vamos preparar uma modelagem operacional exclusiva para Umuarama, após a confecção de estudos que visam organizar e melhorar o estacionamento público”, relatou.
O projeto indicará que o sistema de gestão será totalmente tecnológico, ou seja, digital. “Tudo será feito por meio de aplicativos (APP) nos smartphones e sensores de vaga, entre outros. A fiscalização é feita via leitor ótico, com carros dotados de câmeras. O motorista coloca crédito de 5 horas, por exemplo, e se ficar estacionado apenas meia-hora em uma vaga, só será descontado esse tempo do crédito. E quem não lida com tecnologia não precisa se preocupar, pois haverá pontos de vendas e terminais de autoatendimento”, antecipa.
O secretário municipal da Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito de Mobilidade Urbana), Valdecir Capelli, explica que a administração municipal tem a determinação de implantar um sistema justo, em que os usuários paguem o mínimo possível e que encontre vagas nas vias para poder efetuar suas compras, promovendo a rotatividade esperada para o comércio fluir melhor.
Porém, segundo Capelli, todo esse trabalho exige tempo e cumprimento de trâmites legais, o que pode impedir que o sistema de estacionamento rotativo pago seja iniciado dentro de poucos meses. “Por questões legais e estruturais o projeto pode demorar um pouco para que entre em atividade. Mas garantimos que vamos entregar pronto para a próxima gestão”, afirmou.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais