Paraná

Grupo de estudantes da região de Umuarama embarca para intercâmbio no Canadá

Desenvolver o aprendizado de uma língua estrangeira, ter experiência acadêmica em países com os melhores sistemas de ensino do mundo e conhecer diferentes culturas. Com estes objetivos, 579 estudantes da rede estadual de ensino embarcaram ao longo deste janeiro para fazer intercâmbio fora do Brasil pelo Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná – foram 187 para o Canadá nesta segunda-feira (29), último dia de embarque no mês.

Deste total, 9 talentosos jovens são de municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama: Nova Olímpia, Maria Helena, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio, Altônia e Alto Piquiri.

Entre os adolescentes paranaenses que já embarcaram, 50 foram para a Inglaterra, 339 para o Canadá e 190 para a Austrália. Em fevereiro, outros 363 estudantes embarcarão para Canadá e Nova Zelândia, e em agosto, um último grupo de cerca de 58 alunos viaja para os Estados Unidos, completando mil alunos para os cinco países de língua inglesa.

A ideia do programa é que os adolescentes passem um semestre letivo fora do Brasil em uma imersão acadêmica e cultural para que, na volta, atuem como multiplicadores do conhecimento adquirido com os colegas de escola.

Os estudantes participantes são de todas as regiões do Estado e têm, em média, entre 15 e 16 anos. Para muitos deles, o intercâmbio pelo Ganhando o Mundo é a primeira experiência internacional.

Os jovens viajam com todos os custos da viagem cobertos, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguros-viagem, matrícula, mensalidade da escola no exterior, materiais didáticos, uniforme e documentação, além de um auxílio de R$ 800,00 mensais no período de intercâmbio. Ao todo, a Secretaria de Educação investiu R$ 81,2 milhões nesta fase do programa.

Foram mais de 12 mil alunos inscritos para esta fase do programa. Para concorrer a uma das vagas, os adolescentes precisavam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%. Entre os alunos elegíveis para o programa, a classificação final considerou três fatores: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

Os alunos selecionados puderam escolher os países de destino conforme a posição que tiveram na classificação final.

Está é a maior fase do programa de intercâmbio do Governo do Estado, que desde 2022 já levou outros 200 estudantes para Canadá e Nova Zelândia e 40 alunos para a França.

Foto: Lucas Fermin/SEED

(Reportagem: AEN e OBemdito)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais