Paraná

Audiência pública em Guaíra discute conflito entre comunidades indígenas e agricultores

Após os conflitos entre indígenas e proprietários de terras que aconteceram no dia 10 em Guaíra, uma audiência pública foi promovida pela prefeitura do município nesta quarta-feira (17) para discutir a demarcação de terras. A finalidade da reunião foi intensificar esforços para abordar a complexa situação que tem ocorrido no município.

“A partir de hoje, inicia-se essa operação conjunta com a União, Estado e município. Tivemos uma reunião com o governador ontem, já solicitamos uma agenda em Brasília para pleitear seriedade na avaliação de todo esse episódio e questão fundiária, que está ocorrendo não apenas na região de Guaíra, mas em alguns municípios do estado do Paraná”, afirmou o secretário de segurança pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Após o dia 10, ocorreram outros ataques na região, aumentando o temor da população e reforçando a presença das forças de segurança.

“Por parte da população guairense, percebemos muito receio e medo de transitar pela região. O local é um bairro populoso, as pessoas vêm trabalhar no centro da cidade e acabam tendo que passar próximo da invasão. Então existe, sim, um clima de incerteza, receio e insegurança com a situação dos indígenas que invadiram essas áreas do nosso município”, relatou o aspirante Petry da Polícia Militar.

Desde o início dos conflitos três indígenas foram baleados por uma pessoa ainda não identificada. Um homem foi feito refém pelos indígenas, mas foi liberado após intensas negociações com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). O Ministério dos Povos Indígenas trata o caso como uma ataque aos povos Avá-Guarani e o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança na região.

O prefeito de Guaíra, Antonio Manoel da Silva Junior, destaca que a prioridade neste momento é a segurança da população.

“Em primeiro lugar, defendemos a pacificação o mais rápido possível disso. Não queremos violência, nem na cidade e nem no campo. As forças federais e a nossa guarda municipal também estão se colocando à disposição para proteger o que há de mais sagrado, que é a vida das pessoas. Neste momento, estamos vivendo uma tensão muito grande, e precisamos tomar todas as cautelas nesse sentido.”

A audiência pública contou com a participação do deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); do deputado estadual Hussein Bakri; do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva; do prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; do prefeito de Terra Roxa (PR), Ivan Reis da Silva, que também enfrenta questões fundiárias no município; e do presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset.

(Com informações Catve)

Redação

Recent Posts

Aos 91 anos, Luiza Erundina é a deputada estadual mais velha eleita no Brasil

Ex-prefeita de São Paulo recebeu 169,5 mil votos e ocupará uma das 94 cadeiras da…

5 minutos ago

Nycollas Matheus, o “Danoninho” conquista liderança no jiu-jitsu e busca mais um título

Atleta de Umuarama soma mais de 40 medalhas em cerca de um ano de competições…

28 minutos ago

Eleições 2026: MPT-PR registra 75 denúncias de assédio eleitoral no Paraná

Encerrado o primeiro turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) registrou…

56 minutos ago

Prêmio ‘Boas Práticas Educacionais’ tem 49 trabalhos da rede municipal inscritos

A primeira edição do Prêmio Municipal de Reconhecimento de Boas Práticas Educacionais de Umuarama encerrou…

1 hora ago

Argentina fecha 31,3 mil empresas sob Milei e perde 245,6 mil empregos formais

A Argentina fechou 31.342 empresas durante o governo de Javier Milei, segundo levantamento do centro…

2 horas ago

Umuarama: Agenda cultural tem estreia do espetáculo teatral ‘Meia Noite’ nesta quarta-feira

Umuarama terá nesta quarta-feira (7), em sua agenda cultural, a estreia do espetáculo teatral ‘Meia…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais