Foto: Danilo Martins/OBemdito-
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) prestou esclarecimentos, nesta quinta-feira (18), em resposta aos questionamentos feitos por OBemdito sobre a situação de interdição ocorrida na PR-323, na noite desta quarta-feira (17), no trecho onde se formou a cratera, em Umuarama. Segundo a nota do DER a interdição foi adotada como medida preventiva em razão das intensas chuvas na região e contou com a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram). Ambos estão analisando opções alternativas para o tráfego, caso a situação se agrave.
“Ontem o lado de quem vai sentido Maringá, foi desviado subindo a Avenida Tiradentes, seguindo pelas Avenidas Presidente Castelo Branco, Governador Parigot de Souza e Ariovaldo Rodrigues de Moraes. O lado que vem de Guaíra, foi desviado ontem pelo Parque Industrial. Então caso haja nova interdição, hoje já deixaremos a rota pronta, com sinalização. Colocaremos placas direcionando para essa rota e os motoristas serão encaminhados pelo industrial, eles passarão pelo Arco-íris, entrarão no Pimentel III e sairão na Avenida das Indústrias próximo a Havan”, explicou Major Valdecir Gonçalves Capelli, secretário da Sestram.
Na manhã desta quinta-feira, após a avaliação da situação pelos técnicos da empresa responsável pela obra, o tráfego foi liberado em meia pista, mantendo o sistema ‘pare e siga’.
O DER também esclareceu que a contratação emergencial atual abrange serviços de reforço nos taludes do trecho com ênfase no enrocamento de pedras. Ao mesmo tempo, aguarda a produção e entrega do novo bueiro de arcos metálicos que será instalado no local.
A nova peça terá um diâmetro de 2,8 metros, substituindo o bueiro atual de 1,5 metros, parcialmente destruído pela força das águas. A previsão é que o novo bueiro seja entregue até o final de janeiro.
Confira nota na íntegra
“O DER/PR informa que o trecho danificado foi interditado preventivamente devido às fortes chuvas registradas na noite desta quarta-feira (17). Hoje pela manhã foi realizada avaliação do local e liberado o tráfego em meia pista.
Atualmente a contratação emergencial contempla serviços de reforço dos taludes no trecho, principalmente por enrocamento de pedra, enquanto aguarda a produção e entrega do novo bueiro de arcos metálicos que será implantado no local – a peça terá 2,8 metros de diâmetro, substituindo o bueiro atual de 1,5 m, parcialmente demolido pela força das águas. O novo bueiro deve ser entregue até o final do mês.
O DER/PR permanece monitorando as condições do trecho, prevendo novas interdições em casos de chuvas fortes ou elevação da água sob a pista.
Opções alternativas para o tráfego estão sendo estudadas, caso a situação se agrave.“
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais