Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Lago Aratimbó, considerado um dos principais cartões-postais de Umuarama – se não o principal – voltou a chamar a atenção de moradores da Capital da Amizade na última semana, porém não por sua beleza ou algum outro bom motivo. O que acontece é que o local voltou a acumular lixo em algumas regiões e até a formar um novo assoreamento.
É possível que grande parte do lixo acumulado seja resultante do grande número de pessoas no lago durante as comemorações de fim de ano, pois OBemdito encontrou um volume massivo de garrafas de bebidas alcoólicas, sucos, embalagens plásticas e de alimentos variados. Porém no local há também garrafas de produtos de limpeza e outros materiais que não se resumem às festas.
A imundície está concentrada, em sua maior parte, na margem do lago que fica próximo à ponte de madeira, porém também é possível encontrar lixo em outros locais do lago, o que é bastante lamentável.
De acordo com a Prefeitura de Umuarama, a equipe da Secretaria do Meio Ambienta está dando atenção ao caso, que foi inclusive tema de reunião para dar andamento a uma série de projetos no lago, incluindo a instalação de ecobarreiras para conter o lixo. “A expectativa é de que em cerca de 15 dias os dispositivos já estejam implantados”, informaram, na última sexta-feira (5).
Além disso, outro problema de “antigos carnavais” é o assoreamento no local, que já aconteceu em outras ocasiões. A última operação de desassoreamento do lago inclusive aconteceu no início do ano de 2022 e mobilizou um grande maquinário no local para recuperar a beleza do lago.
“A questão do assoreamento está sendo monitorada e também tem a atenção da Prefeitura”, informou o órgão, em nota, completando que novas informações sobre os trabalhos serão disponibilizadas a partir desta semana, com a volta das férias coletivas.
OBemdito pede que a população tenha um mínimo de consciência e não descarte lixo no local, em respeito a todos que residem em Umuarama e para preservação dos animais que habitam no lago.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais