Umuarama

Assoreamento e acúmulo de lixo voltam a surgir no Lago Aratimbó

O Lago Aratimbó, considerado um dos principais cartões-postais de Umuarama – se não o principal – voltou a chamar a atenção de moradores da Capital da Amizade na última semana, porém não por sua beleza ou algum outro bom motivo. O que acontece é que o local voltou a acumular lixo em algumas regiões e até a formar um novo assoreamento.

É possível que grande parte do lixo acumulado seja resultante do grande número de pessoas no lago durante as comemorações de fim de ano, pois OBemdito encontrou um volume massivo de garrafas de bebidas alcoólicas, sucos, embalagens plásticas e de alimentos variados. Porém no local há também garrafas de produtos de limpeza e outros materiais que não se resumem às festas.

A imundície está concentrada, em sua maior parte, na margem do lago que fica próximo à ponte de madeira, porém também é possível encontrar lixo em outros locais do lago, o que é bastante lamentável.

De acordo com a Prefeitura de Umuarama, a equipe da Secretaria do Meio Ambienta está dando atenção ao caso, que foi inclusive tema de reunião para dar andamento a uma série de projetos no lago, incluindo a instalação de ecobarreiras para conter o lixo. “A expectativa é de que em cerca de 15 dias os dispositivos já estejam implantados”, informaram, na última sexta-feira (5).

Além disso, outro problema de “antigos carnavais” é o assoreamento no local, que já aconteceu em outras ocasiões. A última operação de desassoreamento do lago inclusive aconteceu no início do ano de 2022 e mobilizou um grande maquinário no local para recuperar a beleza do lago.

“A questão do assoreamento está sendo monitorada e também tem a atenção da Prefeitura”, informou o órgão, em nota, completando que novas informações sobre os trabalhos serão disponibilizadas a partir desta semana, com a volta das férias coletivas.

OBemdito pede que a população tenha um mínimo de consciência e não descarte lixo no local, em respeito a todos que residem em Umuarama e para preservação dos animais que habitam no lago.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

30 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

59 minutos ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

1 hora ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais