Fotos: PMU
Assim que recebeu a notificação de um laboratório local de que um adolescente de 12 anos poderia estar com febre chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, destacou agentes de endemias para realizar, de imediato, ações de bloqueio químico contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença (também da dengue e da zika vírus).
O possível caso foi registrado no Jardim das Cerejeiras, que pertence à unidade de saúde Bem-Estar, porém o bloqueio estendeu-se a diversos bairros daquela região.
“O objetivo é impedir a proliferação do mosquito, seguindo normas do Ministério da Saúde. O material colhido para exame foi enviado ao Lacen (Laboratório Central), em Curitiba, e estamos aguardando os resultados. O paciente não necessitou de internamento e seu quadro clínico é considerado estável”, indica a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Rafaella Guedes de Lívio Naves.
O trabalho preventivo, por meio do bloqueio químico, é feito em casos de suspeita de chikumgunya e confirmações de dengue, ajudando a combater o mosquito e a diminuir os riscos de surtos de doenças.
“Esse trabalho [de bloqueio] consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação deve diminuir de forma significativa os riscos de contaminação, além de garantir a saúde e o bem-estar da população, que não deve ficar assustada, mas ao mesmo tempo é um alerta para que cada um faça sua parte, fazendo um arrastão em seus quintais e residências”, observa a enfermeira.
O trabalho de bloqueio químico utiliza pulverizadores Ultrabaixo Volume (UBV), que atingem o mosquito já em sua fase adulta.
“A pulverização de inseticida com o auxílio da bomba-costal é realizado pela equipe de controle químico nos locais com maior probabilidade de circulação de vírus, como borracharias, oficinas mecânicas ou funilarias, por exemplo, mas é fundamental que todos prestem muita atenção, pois uma simples tampinha de refrigerante pode acumular água e se transformar em um foco”, alerta.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais