Redação Publisher do OBemdito

Umuaramense encontra dois escorpiões amarelos em área externa de sua casa no Jardim Janina

A moradora entrou em contato com a Vigilância Ambiental, que se comprometeu a realizar uma inspeção na residência

Umuaramense encontra dois escorpiões amarelos em área externa de sua casa no Jardim Janina
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 21h15 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 19h17

A umuaramense Cristiane Ferreira de Gouvea, 40 anos, entrou em contato com OBemdito nesta segunda-feira (18) para relatar ter encontrado dois escorpiões amarelos na área externa de sua casa, no Jardim Janina.

Ela mencionou ter avistado um filhote e um adulto e expressou sua grande preocupação com a segurança de sua filha de 10 anos. Cristiane entrou em contato com a Vigilância Ambiental, que se comprometeu a realizar uma inspeção em sua residência nesta terça-feira (19) para averiguar a situação.

Espécie perigosa

Escorpiões em geral se proliferam em pedras, barrancos, paredes e muros, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros. Eles gostam de umidade, locais escuros e costumam se alimentar de baratas.

A picada do escorpião amarelo é perigosa e em casos extremos pode levar à morte, principalmente em pessoas com comorbidades, idosos e crianças. Ao ser picado, a pessoa deve imediatamente lavar o ferimento com água e sabão e buscar atendimento em um Hospital ou Pronto Socorro, onde será administrado o soro antiescorpiônico, utilizado para combate do veneno.

Também é importante tentar fotografar o animal – com muita cautela para evitar outros acidentes – para facilitar o atendimento hospitalar. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também pode conduzir vítimas em casos de emergência. O número para acionamento é o 192.

O que não fazer em caso de acidente

Não amarrar ou fazer torniquete; Não aplicar qualquer substância sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina) nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer infecções; Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada; Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado ou outros líquidos como álcool, gasolina ou querosene, pois não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.