Paraná

Construção de casas para famílias em vulnerabilidade chega a 70% em Cafezal do Sul

Dez famílias que vivem em condições precárias no distrito de Jangada, em Cafezal do Sul,  receberão em breve as chaves de novas moradias. Nesta sexta-feira (30), técnicos da Cohapar vistoriaram a obra, que está com 70% do cronograma concluído e envolve investimentos de R$ 875 mil do Governo do Estado.

Os recursos serão utilizados para subsidiar integralmente o valor dos imóveis aos futuros moradores, que foram selecionados pelas equipes de assistência social do município e da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). O montante foi obtido por meio de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar Raimundo Andrade, a previsão é que as moradias sejam entregues em outubro. “A construtora está concluindo a fiação elétrica, esquadrias e piso cerâmico. Os próximos passos da obra são a colocação das portas internas, pintura e a parte de infraestrutura, como a pavimentação”, informa.  

Segundo a secretária de Assistencial Social de Cafezal do Sul, Maria Aparecida Diniz, o projeto vai atender as famílias mais necessitadas do município. “São pessoas que realmente precisam, famílias que têm muitas crianças e que dormem todas em um mesmo quarto, idosos que moram em casas cedidas e pessoas que pagam aluguel em casas muito precárias”, afirma.

QUALIDADE – As obras são executadas pela construtora Implantec, contratada via licitação pela Cohapar pelo critério de menor preço. O projeto construtivo foi elaborado pela companhia, que também é responsável pela fiscalização da obra para garantir a qualidade dos imóveis.

As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme cota prevista na legislação do programa Casa Fácil Paraná.

CONTRAPARTIDA – À administração municipal, coube a doação da área para a construção dos imóveis, obras de terraplanagem, triagem e o acompanhamento social das famílias beneficiadas. A atuação do Governo do Estado envolve também a participação da Copel e Sanepar para a instalação subsidiada dos padrões de energia elétrica e fornecimento dos materiais das redes de água e esgoto.

(Agência Estadual de Notícias)

Redação

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

21 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

46 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais