Paraná

Construção de casas para famílias em vulnerabilidade chega a 70% em Cafezal do Sul

Dez famílias que vivem em condições precárias no distrito de Jangada, em Cafezal do Sul,  receberão em breve as chaves de novas moradias. Nesta sexta-feira (30), técnicos da Cohapar vistoriaram a obra, que está com 70% do cronograma concluído e envolve investimentos de R$ 875 mil do Governo do Estado.

Os recursos serão utilizados para subsidiar integralmente o valor dos imóveis aos futuros moradores, que foram selecionados pelas equipes de assistência social do município e da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). O montante foi obtido por meio de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar Raimundo Andrade, a previsão é que as moradias sejam entregues em outubro. “A construtora está concluindo a fiação elétrica, esquadrias e piso cerâmico. Os próximos passos da obra são a colocação das portas internas, pintura e a parte de infraestrutura, como a pavimentação”, informa.  

Segundo a secretária de Assistencial Social de Cafezal do Sul, Maria Aparecida Diniz, o projeto vai atender as famílias mais necessitadas do município. “São pessoas que realmente precisam, famílias que têm muitas crianças e que dormem todas em um mesmo quarto, idosos que moram em casas cedidas e pessoas que pagam aluguel em casas muito precárias”, afirma.

QUALIDADE – As obras são executadas pela construtora Implantec, contratada via licitação pela Cohapar pelo critério de menor preço. O projeto construtivo foi elaborado pela companhia, que também é responsável pela fiscalização da obra para garantir a qualidade dos imóveis.

As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme cota prevista na legislação do programa Casa Fácil Paraná.

CONTRAPARTIDA – À administração municipal, coube a doação da área para a construção dos imóveis, obras de terraplanagem, triagem e o acompanhamento social das famílias beneficiadas. A atuação do Governo do Estado envolve também a participação da Copel e Sanepar para a instalação subsidiada dos padrões de energia elétrica e fornecimento dos materiais das redes de água e esgoto.

(Agência Estadual de Notícias)

Redação

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

10 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

11 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

11 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais