Umuarama

Moradores aprovam criação de Parque Industrial para empresas de grande porte em Lovat

Mais de 50 pessoas compareceram à Audiência Pública realizada pela Prefeitura de Umuarama na última quarta-feira (6), no Centro de Eventos do distrito de Lovat. Na pauta, a destinação de uma área de 12 alqueires, de propriedade do município, para que seja criado um Parque Industrial destinado a empresas de grande porte.

A proposta foi apresentada para cumprir determinação do Estatuto da Cidade e, após discussões, foi aprovada por maioria absoluta.

A Audiência Pública foi conduzida pelo diretor de Planejamento Urbano, engenheiro civil Marcio Valdiney Silvestre Maia, que iniciou a reunião explicando que o objetivo da alteração do perímetro urbano do distrito é exatamente levar desenvolvimento àquela localidade.

“É uma determinação da administração municipal levar desenvolvimento aos distritos. E é preciso diferenciar desenvolvimento de crescimento: desenvolvimento é um crescimento organizado”, detalhou, apresentando a Minuta do Projeto de Lei Complementar que inclui a Zona Industrial de Lovat e as imagens do mapa do local.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, agradeceu a presença de todos em nome do prefeito Celso Pozzobom, explicando que o intuito do Projeto de Lei é atrair grandes empresas para a geração de oportunidades e vagas de empregos.

“Muitas pessoas que moram aqui [em Lovat] vão diariamente até Umuarama para poderem trabalhar. Com a abertura de novas empresas, muitos desses profissionais não vão mais precisar se deslocar até lá. Sem falar na questão do fortalecimento da economia local”, pontuou.

Tanto a vereadora Ana Novais quanto o vereador Fernando Galmassi, que foram até lá para participar do encontro, apoiaram e elogiaram a ideia. “Quando ouvimos o que a população realmente quer, quando pedimos a opinião dos moradores sobre algum tema que vai influenciar diretamente a vida das famílias, isso é democracia. Em minha análise, a priori, essa alteração vai contribuir com a população”, comentou Ana Novais.

Morador do distrito, o engenheiro agrônomo e agricultor Murilo Teixeira apresentou algumas indagações, entre elas se a administração municipal tem projeto para oferecer capacitações aos trabalhadores, já que, segundo ele, ‘não adianta abrir indústrias se não houver mão de obra especializada’.

A resposta foi dada por Junior Ceranto, que indicou que a Prefeitura já investe na qualificação da população por meio de cursos gratuitos oferecidos na Agência do Trabalhador em parceria com o Senac e o Sesc, entre outras instituições.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais