Foto ilustrativa: Assessoria PMU

Saúde

Umuarama tem casos de dengue estáveis, mas clima favorece proliferação do mosquito

Foto ilustrativa: Assessoria PMU
Umuarama tem casos de dengue estáveis, mas clima favorece proliferação do mosquito
Redação
OBemdito
8 de dezembro de 2023 17h52

Com duas novas confirmações nos últimos 15 dias, chegou a 23 o total de umuaramenses que tiveram casos de dengue no atual período de acompanhamento, iniciado em agosto deste ano. A informação consta do boletim semanal emitido nesta sexta-feira (8) pelo Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

O número pode sofrer alteração por conta de outros 42 pacientes que manifestaram sintomas da doença e ainda não receberam os resultados dos exames, encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen). As suspeitas seguem em investigação. Do total de 474 notificações registradas até o momento – a partir de 30 de julho –, 409 suspeitas foram descartadas.

Não houve casos de dengue grave ou com sinais de alarme e nenhum óbito em consequência da doença no mesmo período. A unidade de saúde com mais incidência de casos é a UBS Guarani/Anchieta, com cinco positivos. Há confirmações da dengue em 12 localidades do município, incluindo a zona rural e o distrito de Lovat.

Diante da persistência das chuvas e do calor nos últimos dias, a Vigilância Ambiental orienta que a população reforce os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. É necessário vistoriar o quintal diariamente e eliminar materiais ou recipientes que possam acumular a água da chuva. É nesses ambientes que o mosquito encontra condições para se reproduzir e, com alto índice de infestação predial, aumenta consideravelmente o risco de proliferação da doença.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.