Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Fávaro dialoga com lideranças e sinaliza pré-candidatura como prefeito de Umuarama

Engenheiro agrônomo se movimenta nos bastidores da política local para viabilizar seu nome à sucessão municipal

Fávaro dialoga com lideranças e sinaliza pré-candidatura como prefeito de Umuarama
Rodrigo Mello
OBemdito
4 de dezembro de 2023 19h15

A menos de um ano para as eleições municipais de 2024, a movimentação em torno da construção de projetos viáveis para a disputa eleitoral tem sido cada vez mais intensa. Um dos nomes que se movimentam nos bastidores é o do engenheiro agrônomo Antônio Carlos Fávaro, 65 anos. Além de ter disputado uma eleição para prefeito em 2016, Fávaro tem uma história de 40 anos na vida pública.

Nas últimas semanas, ele tem liderado um processo de diálogo com diversas lideranças e grupos políticos locais, com o objetivo, segundo ele, de construir um conjunto de propostas que deverão compor um plano de governança. Nesta sexta-feira (30), em entrevista a OBemdito, Fávaro destacou de que forma essa discussão tem sido realizada.

Falou sobre o amadurecimento político do cidadão e apontou gargalos que considera importantes para o desenvolvimento da economia local, que pode ser ampliado a partir da implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação). De acordo com Fávaro, a geração de empregos deve vir junto com os investimentos. Precisa, em suas palavras, “vir acompanhada de planejamento”. Caso contrário, poderá trazer problemas sociais ao longo do tempo.

Conforme o agrônomo, apesar da instabilidade política vivida nos últimos anos em Umuarama, a economia se manteve estável, tanto na geração de emprego quanto de renda. Além disso, o poder público conseguiu tirar do papel obras estruturantes que ajudam a preparar o município para receber investimentos, como é o caso da reestruturação dos acessos à cidade e da duplicação recente do trecho urbano da PR-323.

Antônio Carlos Fávaro em entrevista ao jornalista Rodrigo Mello (Fotos: Danilo Martins/OBemdito)

Durante a conversa, o virtual candidato também falou sobre como colocar Umuarama no mapa dos negócios no Brasil, a partir do incentivo ao turismo de negócios. Considerou pontos importantes que precisam de atenção na saúde, educação e agricultura. Além disso, relembrou sua carreira de mais de 40 anos dedicados ao serviço público e se disse “mais preparado e conhecedor das realidades e necessidades do cidadão” do que há oito anos atrás, quando disputou a primeira eleição para o Executivo.

Carreira Política

Natural de Londrina, Fávaro chegou em Umuarama em 1987, quatro anos após passar no concurso público para engenheiro agrônomo da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento). Formado em Agronomia pela Fundação Luiz Meneghel, de Bandeirantes, no Paraná, é especialista em Gestão Pública.

Além do núcleo da Seab, também ocupou a chefia da extinta Café do Paraná. Foi secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente nas gestões de Fernando Scanavaca (2001/2004) e Moacir Silva (2009/2012 e 2013 a 2016), quando também ocupou a Secretaria de Gestão Integrada. Anteriormente havia assessorado o ex-prefeito Antônio Romero (1993/1996).

Em 2016, foi candidato a prefeito pelo PDT em uma aliança composta com os partidos DEM, PSL, PRT, PPL, PMB, PRB, Solidariedade, PR e PROS. Ficou em segundo lugar com 18.847 votos, 35,60% dos votos válidos, contra 27.434 votos de Pozzobom.

Fávaro, que pode disputar a Prefeitura de Umuarama

Mudança de partido

Depois de ter disputado as eleições pelo PDT, Fávaro migrou para o Progressistas, onde está até hoje. No entanto, se for candidato, não deverá disputar pela sigla, que recentemente filiou o vice-prefeito Hermes Pimentel, pré-candidato declarado para o ano que vem.

De acordo com o agrônomo, as conversações já estão sendo realizadas. Sua intenção é buscar filiação em um partido à direita, que o possibilite disputar as eleições em pé de igualdade, compondo uma frente ampla de partidos ligados à base do governo do Estado.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.