Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Política

Deputado Renato Freitas é acusado de cometer injúria racial contra ministro do STF

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Deputado Renato Freitas é acusado de cometer injúria racial contra ministro do STF
Redação
OBemdito
1 de dezembro de 2023 20h13

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aceitou a denúncia apresentada pelos deputados estaduais Ricardo Arruda (PL) e Tito Barrichello (UB) contra o colega Renato Freitas (PT). A acusação recai sobre suposta prática de injúria racial ao referir-se ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, como um “homem, branco, rico e privilegiado”.

De acordo com a denúncia, Freitas teria proferido comentários preconceituosos em relação a Zanin em duas ocasiões distintas. A primeira teria ocorrido durante o “I Encontro de Enfrentamento à Violência Policial do Paraná – Quem nos cuida da Polícia?”, realizado na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em agosto deste ano. Na ocasião, o deputado teria afirmado que o ministro do STF é um “homem, branco, rico e privilegiado”.

Posteriormente, em uma entrevista concedida a um programa de televisão, Freitas reforçou suas declarações em relação a Zanin. Ele disse: “Homem, branco, rico, privilegiado, que tem no seu círculo de sociabilidade apenas pessoas como ele e, portanto, não sabe os efeitos concretos de uma decisão, como a que ele deu, de militarizar a Guarda Municipal, colocar ela como uma força de segurança pública ao moldes da polícia militar, a ponto de dar autorização pra que ela faça ronda ostensiva.”

Essa declaração foi feita após uma série de decisões do ministro que desagradaram grupos radicais de esquerda.

Ricardo Arruda, representado pelo advogado Jeffrey Chiquini, justificou que as atitudes e falas de Freitas entram em conflito com o decoro esperado de um representante do povo. Segundo ele, ao agir dessa forma, Freitas teria supostamente incorrido no crime de injúria racial.

A assessoria do deputado Renato Freitas informou que o parlamentar se manifestará em momento oportuno.

(Com informações RIC)

Foto: Lule Marques/Agência Brasil
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<