Foto: acervo da equipe

Esporte

Colégio Bento Mossurunga conquista o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal Sub-17

Somando as cinco fases, os jovens de Umuarama disputaram 24 partidas e venceram todas

Foto: acervo da equipe
Colégio Bento Mossurunga conquista o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal Sub-17
Jaqueline Mocelin
OBemdito
26 de novembro de 2023 15h14

Os alunos do Colégio Estadual Bento Mossurunga venceram o 1º Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17, sediado na Bahia. Eles competiram representando o Paraná e no último jogo, no sábado (25), enfrentaram a Escola Alcuino Gonçalo VI, de Santa Catarina.

OBemdito conversou neste domingo (26) com o diretor do Colégio Bento, Anderson Jose Pereira. Ele, os demais integrantes da comissão técnica e os 10 jovens atletas já estavam em Curitiba hoje, aguardando o fim da viagem de retorno para Umuarama.

Anderson disse que os umuaramenses já tinham vencido o time catarinense na fase de grupos. Ele afirmou que o adversário conta com estrutura muito boa e parceria com clubes, porém, ressaltou que o time de Umuarama estava focado, determinado, mentalmente muito forte e sabia o que fazer.

“Começamos o jogo de uma forma avassaladora. Abrimos 3 a 0 em poucos minutos. Conseguimos ficar no placar o jogo inteiro e terminamos em 7 a 4. Embora o placar tenha sido um pouco dilatado, dentro de quadra o jogo foi muito intenso, de muita entrega, de muito esforço. Nossos jogadores conseguiram mais uma vez se superar e o tão sonhado título de campeão brasileiro chegou”, disse.

O time do Colégio Bento Mossurunga conseguiu a marca incrível de 24 vitórias em 24 partidas disputadas nas fases municipal, regional, macrorregional, paranaense e brasileira.

O diretor falou sobre como foi ter vencido o campeonato. “Um sentimento de extrema alegria e satisfação, pois representar o estado no Paraná nessa competição era uma responsabilidade muito grande, mas eles foram evoluindo durante a competição, e o título foi um prêmio por todo esforço, entrega e dedicação dentro da quadra!”.

O financiamento para essa jornada veio da Prefeitura de Umuarama, responsável pelo custeio da viagem de ida e volta de Curitiba a Umuarama. As despesas com passagens aéreas foram custeadas pelo Governo Estadual. A hospedagem, alimentação, entre outros, foram cobertas pelo Governo Federal e pelo estado da Bahia.

O evento ocorreu de 19 a 26 de novembro em Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, com a participação de mais de 500 estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, na faixa etária de 15 a 17 anos.

Este campeonato é uma competição intercolegial que visa promover no ambiente escolar a prática esportiva, destacando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade como o espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.

O evento é organizado pelo Ministério do Esporte, com o respaldo do Governo da Bahia através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), entidade vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e em colaboração com a Confederação Brasileira de Futsal e a Federação Baiana de Futsal.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<