Foto: Assessoria PMU
Cerca de 100 feirantes participaram nesta quinta-feira (23) do curso ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’, promovido pela Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Agricultura de Umuarama. Entre os temas abordados, destaque para questões de rotulagem correta de alimentos, segurança alimentar da população e normas técnicas do Serviço de Inspeção Municipal.
Os feirantes (horticultores, produtores da agricultura familiar e comerciantes) ficaram sabendo, em primeira mão, que a estrutura da Feira do Produtor das quartas-feiras – que fica nos fundos do Estádio Municipal Lucio Pipino – será totalmente remodelada.
“O projeto já está pronto e as obras devem começar em breve: vamos fazer uma praça de alimentação moderna, tirar aquele banheiro dali, aumentar a área para abrigar mais feirantes, enfim, será um grande transformação para melhorar a vida de quem trabalha ali”, anunciou o prefeito Celso Pozzobom.
O secretário municipal de Agricultura, João Megda, agradeceu a presença de todos e parabenizou por todos estarem em um evento para receber conhecimento e aperfeiçoar suas técnicas de trabalho.
“A Secretaria de Agricultura possui vários programas de incentivo aos pequenos produtores da agricultura familiar e estamos sempre com as portas abertas para receber a todos que lutam e contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou.
Os trabalhos foram coordenados pela nutricionista Huana Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenadora do Banco de Alimentos de Umuarama.
“Este curso foi planejado e estruturado para oferecer a vocês mais elementos para que possam manipular com segurança sua produção, sempre voltados para a segurança alimentar em nossa comunidade. Essa troca de experiências é fundamental para todos”, observou.
Durante seis horas os feitantes debateram técnicas e indicações detalhadas que constam na Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/2004 (RDC 216/2004) emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cujo foco principal é a preocupação que se deve ter com as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
“As DTA são aquelas provocadas pelo consumo de alimentos com micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas”, detalhou Huana.
A capacitação contou ainda com a participação da chefe da Vigilância Sanitária, Claudeni Oliveira Scapolan, e da nutricionista Fernanda Bertelis Merlini.
“A Anvisa exige, de quem atua na preparação de gêneros alimentícios para venda ao consumidor, que passem por capacitação oficial sobre técnicas de higiene e padrões de qualidade a respeito dos alimentos e a administração municipal proporciona essas capacitações de graça aos cidadãos”, registrou Claudeni.
(Com informações assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais