Umuarama

Alunos dos CMEIs de Umuarama realizam trabalhos sobre o Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra (20), que lembra a luta do líder Zumbi dos Palmares pela liberdade do seu povo, as escolas municipais de Umuarama apresentam à comunidade escolar uma série de trabalhos realizados durante o ano pelos estudantes, orientados pelas professoras. Durante o mês de novembro foram realizadas diversas apresentações artísticas, mostras culturais e atividades em sala de aula.

“Esta data é traz para as unidades educacionais a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país, um momento para resgatar e valorizar a história do povo negro e do povo indígena na luta pela liberdade no Brasil”, apontou a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Nos dias de hoje a data é reivindicada pelo movimento negro como símbolo de luta e conquista para a educação étnico-racial no ensino de História e Cultura Afro Brasileira, como determina a Lei 10.639/2003, que hoje marca 20 anos desse trabalho contra o racismo.

A lei determina que seja incluído do currículo escolar “o Estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas sociais, econômicas e política pertinentes a História do Brasil”.

Em 2008 a referida lei sofreu modificações, incluindo os povos indígenas na luta por seus direitos, valorização e reconhecimento, portanto a lei trabalhada nos currículos escolares hoje é a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

As atividades iniciaram no último dia 14, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Helena Kolody, tiveram o ponto alto nesta segunda-feira, 20, e terminam com apresentações às 8h, 11h20 e 13h no CMEI Jardim Birigui. “Tivemos ações nos 19 CMEIs da cidade para que as crianças entendam a importância da data desde o ensino infantil, afinal estamos é de pequeno que se deve orientar os cidadãos para o enfrentamento do racismo e a compreensão da igualdade entre as pessoas”, completou a secretária da Educação, Mauriza Menegasso.

(Com informações assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

44 segundos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

30 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

51 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais