Foto: Danilo Martins/OBemdito
Com a previsão baixas temperaturas para os próximos dias e frio intenso o Corpo de Bombeiros de Umuarama alerta sobre alguns cuidados que as pessoas devem ter.
Para tentar aquecer o ambiente muitas vezes às pessoas buscam alternativas “caseiras” e perigosas para deixar o espaço aquecido. Porém a recomendação é: não utilizar carvão, queima de madeiras, papel, álcool ou qualquer outra substância que faça a geração de calor.
O Sargento Richardson Rodrigues do Corpo de Bombeiros de Umuarama explica que, a intoxicação por monóxido de carbono pode levar a morte. “O monóxido de carbono é incolor, inodoro e sua emissão ocorre em casos de incêndios, nos aquecedores, carros, fogões a lenha ou carvão vegetal. No inverno as pessoas tentam aquecer o ambiente com fogo e isso pode ser fatal para a vida da pessoa”, lembrou.
Há algumas semanas houve um registro na Capital da Amizade de uma criança que inalou o monóxido de carbono e precisou ser encaminhada ao hospital. Os pais fizeram uma fogueira dentro de casa, usando uma lata de tinta como recipiente e carvão vegetal, o que liberou o monóxido e causo a intoxicação.
O Sargento reforça que nem por 10 minutos os ambientes devem ser aquecidos com uso de fogo ou álcool. “Não aqueça banheiros ou quartos. Não faz mensuração de aquecer ambiente por tempo, pois não sabe o tempo de concentração de monóxido de carbono que foi liberada naquele ambiente com a combustão que foi produzida. Não aqueça ambiente utilizando fogo”, finalizou.
O bombeiro reforça que não deve ser utilizado fogo para deixar o ambiente aquecido. Em caso de precisar ser aquecer e esquentar, a recomendação é, usar água quente em garrafas pets sobre os cobertores a medida é mais segura.
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais