Umuarama

Umuarama: falta de reciclagem encurta vida útil do aterro municipal de 10 para 7 anos

No saneamento básico a Secretaria de Serviços Públicos de Umuarama é responsável pela gestão da limpeza urbana, abrangendo a coleta, transporte e triagem de resíduos recicláveis, móveis e entulhos. Em uma conversa que OBemdito teve com Carlos Alberto de Assis (conhecido como Nego d’Água), secretário municipal, e Leodinei Vieira dos Santos, chefe da coleta seletiva, procuramos compreender o funcionamento e a situação da coleta na cidade, bem como o engajamento dos cidadãos.

A coleta seletiva é um método que otimiza os procedimentos relacionados ao descarte de resíduos. No município 15 profissionais, incluindo garis e motoristas, realizam a coleta seletiva que é destinada à Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma). Diariamente, são recolhidas 12 toneladas de materiais, mas esse número poderia ser significativamente maior se a população colaborasse de maneira adequada.

Segundo o secretário, atualmente apenas 60% dos habitantes separam corretamente o lixo resultando em uma significativa quantidade de materiais recicláveis misturados com resíduos orgânicos. Além disso, muitos residentes colocam o lixo para fora em dias incorretos, uma vez que os caminhões da coleta seletiva passam uma vez por semana em cada bairro.

Essa situação contribui para o descarte inadequado e a mistura de resíduos, o que tem impacto direto no funcionamento da célula do aterro sanitário. Carlos ainda ressaltou que o acumulo de materiais recicláveis misturados com resíduos orgânicos é uma das razões pelas quais a vida útil da célula do aterro está reduzida para 7 anos em vez de 10.

A coleta seletiva é o primeiro passo para garantir a separação adequada dos resíduos, o que possibilita a reciclagem. A reciclagem envolve a transformação de materiais usados em novos produtos, reduzindo a necessidade de matérias-primas virgens, o que por sua vez, contribui para a preservação de recursos naturais e a redução do consumo de energia.

A coleta seletiva e a reciclagem desempenham papéis cruciais em prol da sustentabilidade quando adotadas de forma conjunta. No entanto, o secretário enfatizou que a população de Umuarama ainda tem muito a melhorar para obter resultados positivos com essas práticas.

Carlos lamentou: “O povo precisa aprender a fazer a separação e coleta corretamente, mas infelizmente isso tem sido um desafio.”

O problema se agrava quando se trata dos canteiros e da coleta de resíduos volumosos. Muitas pessoas descartam esses materiais em locais inadequados e em qualquer dia da semana, sem considerar quando ou como esses materiais serão removidos. A mistura de materiais orgânicos com outros tipos de resíduos é particularmente preocupante.

Leodinei explicou: “As pessoas varrem suas calçadas e misturam folhas com lixo reciclável, e então alguém adiciona uma caixa de papelão, uma garrafa pet com óleo, um móvel, e assim por diante. Quando tentamos coletar esses resíduos volumosos, enfrentamos dificuldades na separação, pois não temos tempo suficiente para realizar essa tarefa.”

O secretário está empenhado em encontrar soluções para esse problema e disse: “Estou coletando dados para tentar implementar o Ecoponto em cada bairro. Esse projeto oferecerá um local onde as pessoas possam levar o lixo separado e encontrar as instalações corretas para cada tipo de material, desde resíduos domésticos até sofás, concreto, baterias, pilhas, entre outros.”

A Secretaria de Meio Ambiente realiza regularmente palestras no aterro sanitário municipal, divulgações em mídia e está desenvolvendo uma nova campanha com panfletos e vídeos educativos. No entanto, enfatiza que a separação adequada dos resíduos é uma responsabilidade dos moradores em suas próprias residências, visando ao descarte ambientalmente correto, de acordo com a legislação federal.

Quem quiser conferir que dia e horário a coleta seletiva passa em seu bairro, basta clicar aqui. Para mais informações o enteressados podem acessar o site da Prefeitura de Umarama ou entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos pelo telefone (44) 3906-1135 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

1 hora ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais