Umuarama

Técnicos da Vigilância em Saúde da 12ª Regional discutem formas de agilizar análise de risco em empresas

Técnicos da Vigilância em Saúde de todos os municípios que fazem parte da 12ª Regional de Saúde do Paraná reuniram-se na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Sebrae, para debater a Resolução SESA/PR nº 1034/2020, que define o grau de risco sanitário das atividades econômicas e regulamenta os procedimentos para o licenciamento sanitário no Estado.

Ao menos 48 fiscais marcaram presença ao evento em que Mateus Ferreira apresentou a palestra ‘Normas e Regulamentações Federais e Estaduais Sobre Graus de Risco’.

Claudeni Oliveira Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária em Umuarama, detalha que a reunião proposta pela Sesa tem, entre outros objetivos, promover ampla discussão para a melhoria da gestão e priorização das ações de Visa, sob o gerenciamento risco com foco na qualidade do serviço.

“Com estas oficinas capacitadoras, os técnicos de Vigilância Sanitária Municipal serão preparados para analisar o gerenciamento de risco com foco na melhoria da qualidade do serviço”, explica. Ela conta que serão três encontros – o próximo será dia 27 de outubro e o terceiro ainda não tem data definida.

“Para as próximas reuniões pretendemos contar com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Divisão de Alvará, já que estamos trabalhando a liberdade econômica que trata a Resolução 1034/2020 da Sesa. Os municípios vão trabalhar para ajustar as duas leis e facilitar a vida do empreendedor, desburocratizar ainda mais a abertura de empresas e agilizar a liberação de licenciamento quando for necessário”, detalha Claudeni.

O evento é uma parceria entre a 12ª Regional, a Secretaria Municipal de Saúde (por meio da Vigilância) e o Sebrae. “Hoje a Resolução 1034 define as empresas entre alto, médio e baixo risco. As Vigilâncias vão analisar cada CNAE (Código Nacional de Atividade Empresarial) e classificar novamente conforme conhecimento da atividade. A ideia é liberar os documentos mais rapidamente e posteriormente proceder vistorias, destacando que isso só acontece com aquelas de médio risco, porque as com alto risco precisam, necessariamente, serem vistoriadas com antecedência”, informa.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Conselho de sentença condena autor de homicídio em Umuarama a pena de 13 anos e 1 mês

O conselho de sentença de Umuarama condenou Leoncio Rodrigues Manço pelo homicídio de Ricardo Corrêa…

9 horas ago

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

10 horas ago

Aposentado perde R$ 2,8 mil após transferências não reconhecidas em Douradina

Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…

10 horas ago

Criminoso pula muro, invade comércio e furta bebidas em Brasilândia do Sul

Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…

10 horas ago

Hudson considera elucidado caso de primas desaparecidas em Cianorte; com vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…

10 horas ago

Jovem denuncia ex por invadir casa, fazer ameaças e causar ferimentos em Altônia

Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais