Umuarama

No Dia Nacional da Inovação, Umuarama reafirma iniciativas e reforça parceiras

O Brasil comemora nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, o Dia Nacional da Inovação, um conjunto de atitudes e processos que chegou para facilitar a transformação do conhecimento científico – produzido na academia – em tecnologias que podem fazer a diferença no dia a dia da sociedade.

O país chegou à liderança da América Latina na lista elaborada pela agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). No ranking global, o país ocupa o 49º lugar entre 132 economias mapeadas.

O relatório considera cerca de 80 indicadores para elencar os países de acordo com suas capacidades de inovação e o Brasil vem melhorando sua posição a cada ano: em 2020, estava na 62ª colocação, subindo para 57ª em 2021 e 54ª em 2022. O conceito de inovação pode ser definido como uma ideia implementada que agrega valor ao negócio e atende necessidades reais.

“A inovação pode ocorrer pelo desenvolvimento de algo novo e também pela melhoria contínua de algo já existente. É uma ação de sobrevivência no mercado. As empresas que inovam se diferenciam das demais e atingem grandes resultados”, comenta o secretário de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto.

Segundo o secretário, a inovação não para na ideia, “ela precisa ter uma aplicação para ser de fato concretizada e implementada em uma empresa e, ao mesmo passo, precisa gerar valor ao negócio”. Ela precisa trazer retorno, seja com aumento de faturamento, melhoria do processo produtivo, redução de custos, criação de produtos ou mudança no modelo de negócio.

Em Umuarama a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação avança no processo de difusão da inovação e uma das iniciativas em formatação é o TecnoPark Umuarama, o parque tecnológico da região do Arenito Caiuá.

“Além disso, instituições de ensino superior estão criando ou expandindo suas células de inovação, a Prefeitura tem o Departamento de Tecnologia de Informação (DTI), que é um braço forte a estruturação desse processo”, afirma o diretor de Indústria e Comércio do município, Paulo Leon Baraniuk.

Iniciativas do município ajudam a criar valor sobre pesquisa e desenvolvimento. “Na gestão do prefeito Celso Pozzobom, a Prefeitura está atenta aos novos cenários de cidades inteligentes (smart cities) e tem apoiado projetos que estão sendo construídos”, reforça o secretário.

“Por isso, o município parabeniza a todos os envolvidos no processo, estudantes, professores, mestres, pesquisadores, empresários e agentes públicos que trabalham e investem para o desenvolvimento da inovação, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento econômico e social para a qualidade de vida das pessoas”, completou Junior Ceranto.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

44 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais