Fotos: acervo pessoal
O conto inédito “Isso é ovo do quê?”, da professora do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama e Curitiba, Máriam Trierveiler Pereira, foi selecionado para compor, junto com outros nove textos, a obra “8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis”, cujo lançamento aconteceu no último sábado (7), na programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro.
A cerimônia aconteceu pela manhã no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer. Estiveram presentes todos os dez autores: quatro de Curitiba, duas de Maringá, um de Ponta Grossa, uma de Guaratuba, uma de Campo Mourão e uma de Rolândia. Durante a solenidade, os autores e autoras falaram sobre suas inspirações e processos de escrita dos contos.
Após as formalidades, os escritores autografaram 100 exemplares que foram distribuídos gratuitamente para o público presente.
A coletânea foi publicada em formato impresso e em audiolivro, e teve curadoria assinada pelo escritor Anderson Novello e ilustrações do artista Eric Spunholz. O áudio do conto “Isso é ovo do quê?” pode ser ouvido pelo link: https://open.spotify.com/episode/01t3gDFBdYQuLv0EEBEk6t, e a obra completa pode ser acessada pelo link: https://issuu.com/fecomerciopr/docs/coletanea-de-contos-infantis-issuu.
O conto selecionado trata do sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, que, por acaso, foi descoberto em 1971, mas pouco explorado até 2011. A partir desse ano, iniciaram as escavações e deu início à organização do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste. Hoje, o município é denominado “Cidade dos Dinossauros”.
Essa é terceira vez que a professora Máriam tem um conto escolhido pelo departamento de Cultura do Sesc Paraná. Em 2016, na primeira edição da iniciativa, seu conto “O álbum de fotografias da vovó” foi selecionado, e em 2019, o conto “A lenda do índio do bosque” fez parte da quarta edição.
Anualmente, o Sesc lança edital para seleção de contos infantis. Pelo instrumento, o tema dos contos é livre, porém deve ter como cenário o Estado do Paraná. Assim, são cumpridos os objetivos de fomentar a produção paranaense de contos voltados à infância, oportunizar aos escritores paranaenses a publicação e divulgação de seus trabalhos, e reconhecer e valorizar a cultura paranaense presente nas mais diversas manifestações artísticas.
(Texto: acervo pessoal)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais