Umuarama

Professora do IFPR Umuarama e Curitiba tem texto publicado em coletânea de contos do Sesc

O conto inédito “Isso é ovo do quê?”, da professora do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama e Curitiba, Máriam Trierveiler Pereira, foi selecionado para compor, junto com outros nove textos, a obra “8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis”, cujo lançamento aconteceu no último sábado (7), na programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro.

A cerimônia aconteceu pela manhã no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer. Estiveram presentes todos os dez autores: quatro de Curitiba, duas de Maringá, um de Ponta Grossa, uma de Guaratuba, uma de Campo Mourão e uma de Rolândia. Durante a solenidade, os autores e autoras falaram sobre suas inspirações e processos de escrita dos contos. 

Após as formalidades, os escritores autografaram 100 exemplares que foram distribuídos gratuitamente para o público presente.

A coletânea foi publicada em formato impresso e em audiolivro, e teve curadoria assinada pelo escritor Anderson Novello e ilustrações do artista Eric Spunholz. O áudio do conto “Isso é ovo do quê?” pode ser ouvido pelo link: https://open.spotify.com/episode/01t3gDFBdYQuLv0EEBEk6t, e a obra completa pode ser acessada pelo link: https://issuu.com/fecomerciopr/docs/coletanea-de-contos-infantis-issuu.

O conto selecionado trata do sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, que, por acaso, foi descoberto em 1971, mas pouco explorado até 2011. A partir desse ano, iniciaram as escavações e deu início à organização do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste. Hoje, o município é denominado “Cidade dos Dinossauros”.

Essa é terceira vez que a professora Máriam tem um conto escolhido pelo departamento de Cultura do Sesc Paraná. Em 2016, na primeira edição da iniciativa, seu conto “O álbum de fotografias da vovó” foi selecionado, e em 2019, o conto “A lenda do índio do bosque” fez parte da quarta edição.

Anualmente, o Sesc lança edital para seleção de contos infantis. Pelo instrumento, o tema dos contos é livre, porém deve ter como cenário o Estado do Paraná. Assim, são cumpridos os objetivos de fomentar a produção paranaense de contos voltados à infância, oportunizar aos escritores paranaenses a publicação e divulgação de seus trabalhos, e reconhecer e valorizar a cultura paranaense presente nas mais diversas manifestações artísticas.

(Texto: acervo pessoal)

Redação

Recent Posts

Argentina fecha 31,3 mil empresas sob Milei e perde 245,6 mil empregos formais

A Argentina fechou 31.342 empresas durante o governo de Javier Milei, segundo levantamento do centro…

11 minutos ago

Umuarama: Agenda cultural tem estreia do espetáculo teatral ‘Meia Noite’ nesta quarta-feira

Umuarama terá nesta quarta-feira (7), em sua agenda cultural, a estreia do espetáculo teatral ‘Meia…

31 minutos ago

Engavetamento com seis veículos deixa homem com traumatismo craniano e interdita BR-369

Colisão envolveu uma carreta, um caminhão e quatro veículos entre Apucarana e Arapongas; homem de…

60 minutos ago

Sites e aplicativos de Bets começam a sair do ar no Brasil nesta terça-feira

Prazo para saque voluntário terminou na segunda-feira (5), mas apostadores que ainda têm dinheiro nas…

2 horas ago

Rainha do Rodeio morre aos 22 anos após ser atingida por raio

Ana Beatriz Araújo Ferreira era conhecida pela participação na ExpoAlmas e pela ligação com as…

2 horas ago

PR-323 terá Pare e Siga entre Cruzeiro do Oeste e Umuarama nesta terça

EPR Paraná realiza reparos no pavimento e outros serviços de conservação ao longo da rodovia;…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais