Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Usuários da saúde e estudantes se queixam de calor em postos e salas de aula

Nos últimos dias, em que as temperaturas estavam bastante elevadas, OBemdito recebeu diversas reclamações a respeito do calor intenso em […]

Foto: Copel
Foto: Copel
Umuarama: Usuários da saúde e estudantes se queixam de calor em postos e salas de aula
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de setembro de 2023 às 20h54 - Modificado em 27 de setembro de 2023 às 20h54
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Cupom Local
9 Espetaria
Porto Camargo

Nos últimos dias, em que as temperaturas estavam bastante elevadas, OBemdito recebeu diversas reclamações a respeito do calor intenso em salas de aula e nas unidades básicas de saúde. Houve relatos de alunos e usuários da saúde passando mal.

Uma das mães que manteve contato disse que a filha que estuda no Colégio Estadual Hilda T. Kamal está sentindo os reflexos do calorão. “Minha filha estuda no Colégio Hilda, que é integral, e ultimamente não está nem querendo ir para escola por conta da onda de calor. Ela passa mal, pois fica o dia todo em salas sem um ar condicionado, coisa que foi prometido pelo governo quando implementou no colégio o primeiro modelo de tempo integral”, disse.

Outra mãe relatou que na Escola Municipal São Francisco de Assis “o ar condicionado não está funcionando e as crianças estão indo para escola e passando mal”.

Também na página de Facebook ‘Umuarama em Debate’ outra mãe escreveu. “Minha filha estuda em uma escola estadual da cidade de Umuarama onde não tem ventilador e nem ar condicionado. Tem apenas um climatizador que não é suficiente e as portas e janelas ficam fechadas com o calor por causa do sol. Como ela tem asma e pressão baixa, ela passou muito mal hoje”.

Também houve queixas relacionadas com calor em unidades básicas de saúde. Um senhor que entrou em contato disse que “além da gente não estar se sentindo bem, ainda temos que enfrentar o calor dentro do posto de saúde. Isso é péssimo para qualquer pessoa”.

EXPLICAÇÕES

OBemdito manteve contato a Secretaria de Comunicação da Prefeitura para buscar informações sobre as escolas da rede municipal e as unidades básicas de saúde.

A informação é de que a “Secretaria de Saúde está atenta a este problema, que surgiu com essa onda de calor extremo. A equipe está levantando a situação das unidades e informará à nova secretária de Saúde, para providências imediatas”.

As unidades básicas de saúde possuem ar condicionado nos consultórios, salas de vacina, de triagem e na recepção. Porém, como geralmente as portas ficam abertas e algumas unidades tem o sol incidindo diretamente, os aparelhos não dão conta.

No caso das escolas, a Secretaria divulgou que não chegou nenhuma informação relacionada. Se houve este tipo de queixa “possivelmente nas salas de aula é que o ar condicionado não está dando conta de refrigerar o ambiente. O DCA (que administra os contratos de prestação de serviço para manutenção) tá recebendo cerca de 10 pedidos de serviços todo dia, nos últimos dias, de toda a administração municipal. E após as vistorias, constata-se que maioria dos aparelhos está funcionando, só não dá conta porque o calor está muito intenso”.

Além disso, possivelmente os aparelhos deixam de funcionar temporariamente, porque ficam ligados no ‘máximo’ o tempo todo, mas pouco tempo depois voltam a funcionar. A Secretaria informou que todas as escolas da rede municipal e praticamente todas as salas de aula são equipadas com ar condicionado em Umuarama.

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama tem 19 colégios estaduais. Destas, 11 contam com climatizadores em sala de aula, 4 com aparelhos de ar condicionado e 4 com ventiladores. O NRE informou que todas as escolas estaduais recebem recursos da Fundepar diretamente em suas contas para a manutenção dos equipamentos. As aquisições de aparelhos de ar condicionado são feitas diretamente pela Fundepar.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo