Foto: Assessoria Câmara dos Vereadores
A Câmara de Vereadores de Umuarama realizou na noite de segunda-feira (25) mais uma sessão ordinária. Foram colocados em análise três projetos (dois de lei e um de decreto administrativo).
O Projeto de Lei Complementar 15/2023 foi primeiro texto em apreciação. De autoria do Poder Executivo, a iniciativa se volta a mudanças na Lei Complementar Municipal nº 346, de 2013, relativas aos formulários de avaliação defasados de professores da rede municipal de ensino.
As mudanças são necessárias para acompanhar e garantir uma avaliação mais precisa das condições do profissional para o exercício do cargo. O texto em apreciação na Casa Legislativa foi apresentado e aprovado pela Comissão Permanente de Acompanhamento e Gestão do Plano de Carreira do Magistério Municipal, composta por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Secretarias Municipais de Educação, Secretarias da Procuradoria-Geral do Município, da Administração e da Fazenda, Diretoria de Recursos Humanos, Conselho Municipal de Educação e Fundo de Previdência e do Magistério Público Municipal.
Por sua vez, o Projeto de Lei Complementar 27/2023, também de autoria do Poder Executivo requer a equiparação da carga horária de auxiliares de serviços gerais das escolas municipais e nos Centros de Educação Infantil (CMEIs).
Atualmente, os auxiliares de serviços gerais das escolas municipais trabalham 36 horas semanais, enquanto os dos CMEIs exercem suas funções por 40 horas semanais. O projeto propõe a revogação do inciso I do art. 17 da Lei Complementar n° 188, de 19 de novembro de 2007, que estabelece a carga horária de 36 horas semanais para os auxiliares de serviços gerais das escolas municipais.
Conforme o autor da propositura, caso não seja revogado o inciso, haverá diferenciação na carga horária de trabalho dos auxiliares de serviços gerais que atuam em escolas municipais e nos Centros de Educação Infantil – CMEIs, mesmo exercendo funções semelhantes, o que gera clara divisão entre essas categorias, dificultando a distribuição de vagas e o remanejamento pela Secretaria Municipal de Educação.
Além disso, esse artigo vai contra o que é estabelecido nos editais de concurso do município, que preveem a mesma carga horária e remuneração para a função de auxiliar de serviços gerais.
O último texto em apreciação diz respeito ao Projeto de Decreto Legislativo 018/2023, assinado pelo vereador Fernando Galmassi, o qual denomina via pública do município. A propositura estava em primeira discussão e votação, recebendo aprovação unânime.
(Com assessoria da Câmara)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais