Saúde

Altoniense tetraplégico alcança em 75 dias meta para comprar cadeira de rodas adaptada

O morador de Altônia Ediones dos Reis Cardoso, 33 anos, que ficou tetraplégico aos 22 anos, atingiu a meta necessária para adquirir uma cadeira de rodas adaptada. A meta estabelecida era alcançar R$ 21 mil em 100 dias, mas em 75 dias essa marca foi superada.

OBemdito conversou com Anderson Seminara Delfin, 31 anos, motorista de carreta e amigo de Ediones, que ficou encarregado de organizar a vaquinha. O amigo contou que atualmente Ediones depende de sua aposentadoria, da ajuda de sua mãe e de seu filho, de apenas 12 anos, para sobreviver, o que tornava a compra do equipamento impossível. Há uma década, o residente de Altônia está acamado devido à falta de um meio de transporte adequado que o permita sair e passear.

“Somos amigos desde a infância, mas eu acabei me mudando para Toledo e nos afastamos um pouco. Depois de algum tempo, vi um vídeo dele no Facebook e fui visitá-lo. Ele me contou sobre o sonho de abraçar o filho e a avó de pé e precisa dessa cadeira adaptada por ter 1 metro e 90 centímetros de altura, para que possa ter mais independência. Felizmente, muitas pessoas contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, contou Anderson

Como Anderson já tinha experiência em organizar vaquinhas, não encontrou dificuldades em começar a organização desta. Ele conseguiu uma divulgação muito boa no início e as pessoas começaram a entrar em contato. Além da vaquinha, também organizou rifa estimando que mais de 1 mil pessoas ajudaram direta ou indiretamente. Ao longo desta semana, estão reunindo todos os lucros das rifas, da vaquinha e das doações.

“Eu chorei de alegria quando vi a cadeira pronta e quando atingimos a meta, foi uma alegria total. Agora quero voltar a estudar, trabalhar e ajudar outras pessoas. Será uma nova vida, um novo começo, um renascimento. Estou até agora emocionado. Quero agradecer a Nossa Senhora Aparecida, o Anderson e a todos que ajudaram de alguma forma”, relatou com emoção Ediones.

Acidente

O acidente de moto que deixou Ediones tetraplégico ocorreu em 2012. Ele passou 70 dias internado, sendo 40 deles em coma induzido, em um limiar entre a vida e a morte, e outros 30 dias em uma enfermaria em processo de recuperação. Durante esse período seu corpo apresentava as feridas mais graves possíveis, conhecidas como escaras. Foram anos de intensa luta para se recuperar e tratar dessas feridas. Atualmente, ele e seu filho dependem dos cuidados de sua mãe.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais